quarta-feira, 31 de março de 2010

20º dia...

Agora que tô tirando os elásticos pra comer e com um dedo de abertura de boca, saí do período de líquido e já tô conseguindo comer alimentos mais consistentes, praticamente engolindo só...mastigação quase que nula ainda. Consegui comer até um bolinho de banana da mamãe...nhami! Estou comendo meu tão sonhado purê de batata (hahaha). Meio caminho andado para a também tão sonhada pizza, macarronada, churrasquinho...

Essa semana também comecei minha fisioterapia com a Pri, um amorzinho de pessoa. De início ela tem feito só massagens pra reduzir o inchaço do rosto. E pra variar eu sempre dando trabalho. Minha musculatura da cabeça tava tão tensa que ela chegou a se impressionar. Dei cansaço a ela...rs. Dr. Henrique já tinha até receitado um relaxante muscular pra mim, que dá um efeito colateral tão bom: soninhos!

Também tenho usado bastante compressa de água quente pra reduzir o inchaço: santo remédio! Uso de 2 a 3x ao dia de 30 min a 40 min pra cada região.

Minha fala tá praticamente perfeita. Só tava tendo dificuldade de pronunciar as letras P, B e M. Agora já tô conseguindo. Só não consigo falar durante muito tempo que minha boca fica dormente.

segunda-feira, 29 de março de 2010

17º dia...

Nome da foto: Branca Gil e Ramiro (By Gabriel - o próprio da foto)

Blog, blog meu...existe algum P.O. mais sofrido do que o meu?
Sério! Acho que eu sou a paciente que mais dou trabalho pro meu médico.

Tem coisas que acontecem justo no domingo, que é exatamente o dia da semana que nada pode acontecer, porque não se pode resolver nada. Uso 2 elásticos ligando os caninos ao dente inferior e um deles se rompeu ontem e fiquei com elástico só de um lado. Tava tudo bem até eu acordar hoje pela manhã e sentir uma dor insuportável na articulação têmporo-madibular que ia até a nuca e se espalhava pela cabeça. Quando olhei no espelho minha mordida tava fora do lugar e fiquei fazendo o trabalho que elástico faria com a mão até ir ao médico, que acabei antecipando o horário por conta desse episódio inesperado. Fiz o coitado sair de uma cirurgia lá na Barra (rs).

:: Uma notinha ::
Os elásticos servem pra alinhar a mordida, que fica meio erradinha depois da cirurgia.

Foi um susto bem grande! Mas agora está tudo bem. Estou quase na hora de aposentar os elásticos. Só vou ficar mais uns 2 dias porque ainda tô um pouco insegura.

Mudando de assunto, depois de 2 semanas só saindo de casa pra ir ao médico, ontem fui fazer uma visitinha ao meu ramiro e sua família lendja (é como eu chamo meus amigos....uma longa história...rs). É ótimo sair pra ver gente, principalmente amigos. É engraçado...todo mundo olhando pra minha cara tentando me encontrar, tentando me reconhecer! hauahuahua...Estou tão acostumada com meu rosto que não vejo muita diferença, mas quem fica muito tempo sem me ver sente melhor do que eu.

quinta-feira, 25 de março de 2010

2 semanas...


Dá pra ver alguma redução de bochecha??? (Clique na foto para vê-la maior)

Hoje eu completo 2 semanas e já estou conseguindo dormir na horizontal. É...porque antes eu dormia meio que sentadinha, inclinada nos travesseiros...hehehe. Isso porque o peso do rosto aumentava ainda mais aquela sensação de pressão quando eu ficava deitada. Não tenho explicação para isso...rs

As sensações do nariz pra baixo têm ficado cada vez mais estranhas. Desde o começo já vinha me incomodando a pouca sensibilidade, principalmente nos lábios e no queixo, e uma leve pressão do inchaço. Agora tem aparecido uns formigamentos e uma dormência no lábio inferior, me dando a sensação de estar com um beição. Essas sensações desagradáveis são chamadas de parestesia, que ocorre por causa do trauma da cirurgia e pelo efeito da anestesia. Não existe tratamento para acabar com as parestesias, e sim apenas aguardar para que com o tempo o nervo afetado volte ao normal. E esse tempo varia de 6 meses a 1 ano! Vamos ver até quando o meu vai durar.

terça-feira, 23 de março de 2010

Valores e Reembolso













Foto:
eu forçando a boca para mantê-la fechada. É chamada incompetência labial. Meus lábios eram incompetentes! Affe.

Como a cirurgia ortognática se aplica por razões de reparação funcional, não somente estética, todos os planos de saúde são obrigados a realizar a cobertura completa do material cirúrgico e da internação. Apenas desses dois itens, caso o cirurgião bucomaxilo não trabalhe vinculado a nenhum plano de saúde, então o pagamento pelo trabalho dele fica por sua conta, inclusive do anestesista.

Foi o que aconteceu comigo. Meu plano cobriu todo gasto com material e internação, que são as partes mais caras da cirurgia. Meu cirurgião e a anestesista eu paguei por conta própria e de imediato, valor este reembolsável total ou parcialmente (geralmente o último caso) pela operadora de saúde.

Até agora só abri processo de reembolso da anestesia e já obtive uma resposta prévia hoje. O valor pago somente na anestesia foi de R$ 1.200,00. E eles estão oferecendo R$ 956,00 para reembolso. Tá ótimo...já sabia que o valor não iria ser integral. Vamos ver quanto eles vão reembolsar pelo cirurgião, espero que metade, pelo menos.

Ps: Quanto ao post anterior, eu resolvi meter o pé na jaca e comprei 3 potes de sorvete. Exagerada não? Ganhei 1 kg. :)

sábado, 20 de março de 2010

9º dia...











Peso anterior:

62kg
Peso atual:
55kg



Em nove dias perdi sete quilos.
Humpf! Emagrecer pode ser legal pra muita gente, mas no meu caso nunca foi...

A boa notícia que já estou conseguindo beber no copo!

Agora também virei minha própria massagista e fisioterapeuta! Todo dia gasto alguns minutos do meu dia pra fazer umas massagens e uns exercícios faciais. Tem ajudado bastante reduzir essa cara gorda. Dica do Dr. Thiago! ;)

quinta-feira, 18 de março de 2010

7º dia...





Unbelievable! Postei uma foto com o rosto inchado! Se eu fosse gordinha, seria até bonitinha (hihihihi). Essa é a minha caroça de 7º dia de pós como se fosse de 2º (Affe!). Já dá pra ver que meu nariz tá levemente empinado e meus incisivos não se mostram tão aparentes.



Woohool! 1 semana de pós.

Já me sinto bem melhor - sem enjôos, mal-estar ou sufocamento. Só um pouco de dificuldade pra dormir ainda por causa do inchaço.

O ano mal começou e já estou desejando que os próximos meses passem bem rápido. Primeiro, pra eu ver o resultado da cirurgia e voltar pra minha rotina e depois pra tirar logo o aparelho. Tudo bem que tô menos de 1 ano com esse, mas somando o outro, já usei aparelho o suficiente na minha vida.

Agora tô indo tirar mais umas radiografias da face e depois vou no Dr. Henrique de novo fazer o acompanhamento do pós-cirúrgico. Meu cirurgião é um amorzinho, muito cuidadoso...me liga todo dia pra saber como estou. Ele consegue me animar quando estou triste com a demora do meu rosto pra desinchar.

No dia que saí pro médico com um lenço no rosto...
Dr. Henrique: Beliza! Porque você sai com esse lenço no rosto?
Eu: Vai ficar todo mundo olhando com cara de susto pra mim.
Dr. Henrique: Susto você vai dar com esse lenço. As pessoas vão pensar que você é uma assaltante!


Hahahaha...ele é uma figura! Porque as pessoas insistem em me fazer rir quando não posso?

terça-feira, 16 de março de 2010

5º dia...


Hoje eu tô triste e com o humor não lá dos melhores. Eu tava estranhando o meu inchaço extremo em relação de outros casos que eu vi na internet. Pois então, descobri ontem quando fui ao médico que eu fui a paciente quem mais inchou e que em anos de cirurgia eu fui uma das poucas. Ou seja, não são mais 4 dias infernais e sim 8, fazendo a proporção.

Também pelo fato das coisas mais simples da vida agora serem as mais difíceis de fazer: falar, comer, escovar os dentes, dormir, beber um copo d'água, beber de canudinho, ficar sentada, botar a língua pra fora. Eu me alimento por uma seringa com um canudo que vai até o fundo da lateral da minha boca (foto). Ontem fui tentar beber água pelo copo e me engasguei. Fiquei puta e desisti.

Às vezes tenho preguiça de comer, já pensando no trabalho que eu vou ter pra escovar os dentes. Se não fosse a outra seringa (foto) escovar os dentes seria impossível. Aliás, comer não né...beber. Só tenho bebido vitamina, sucos, iogurte e água.
Não vejo a hora de poder comer um purê de batatas, inhame, banana amassada com canela. Claro! Não posso de me dar ao luxo de no 5º dia já querer comer uma pizza, uma picanha....

O inchaço continua me incomodando muito. Se diminuísse pra metade já estaria muito feliz. Fora o meu nariz que intope toda hora. Ai vou parar de reclamar...eu disse que meu humor tava péssimo hoje.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Verdade Nua e Crua...

Oi, tudo bem?
Não tudo péssimo.

Minha recuperação tá indo bem devagar, mas tá. Senti que o meu rosto desinchou um pouco, embora seja difícil ainda me reconhecer no espelho. Não dá pra ver o resultado...é porque tô com um bochechão mesmo. A sensação de sufocamento também tem diminuído. Ainda bem que fiz essa cirurgia agora. Imagina se eu tivesse feito no verão? Mesmo eu ficando todo dia no ar-condicinado, às vezes me obrigam a ficar sem ele. O que são essas faltas de luz no Rio de Janeiro? Anteontem eu passei muito mal, e hoje não preguei o olho a madrugada inteira...só fui dormir bem quando voltou lá pelas 06 da manhã. Acordei agora pouco, não consigo dormir mais que 2 horas com esse inchaço incômodo.

Então se forem fazer essa cirurgia, de preferência ao inverno. Toda recompensa exige um sacrifício. E o pós dessa cirurgia exige um sacrifício imenso. Não é fácil. Já chorei muito pensando porque eu fiz isso. Porque eu tô passando por isso. Mas é difícil convencer alguém que tem um problema que a incomoda muito e ela pode ficar sem ele pelo resto da vida. Estou falando de qualidade de vida e estética. Que mulher no mundo nunca fez uma maluquice pra se sentir melhor! Se ainda não fez fará! Espera ver até o seu peito cair.

Definitivamente não quero passar por isso de novo. Recuperação nunca mais, meu peito cai mas o silicone rolar é que não vai! A ortognática já foi o suficiente pra essa vida e espero que para as próximas, se o mundo não acabar até lá. Ô terrinha de calor infernal!

Oba...estou no 4º dia! Reza a lenda que o último dia de sofrimento! Amanhã veremos!

sábado, 13 de março de 2010

O grande dia...


A cirurgia em si não dói nada...já fui meio que dormindo para o centro cirúrgico. Qndo acabou meu médico me acordou. Acordei meio assustada...um monte de gente em minha volta (hehehe), senti uma dor de garganta horrível e muito frio. Fui logo pedindo um cobertor e alguma coisa pra diminuir minha dor de garganta.

:: Algumas observações ::
- Colocaram uma sonda em mim por onde eu fazia xixi
- Os remédios são todos pela veia
- O nariz sangra muito
- O inchaço incomoda demais, a cabeça chega a pesar
- Muita dificuldade de engolir

Tomara que a história de que os 4 primeiros dias são os mais difíceis seja verdade. Estou no 2º dia e minha cara ainda tá muito inchada, mais inchada de quando saí do centro cirúrgico (foto). Não tem como o arrependimento não bater. Só quando o desconforto passar e minha cara voltar ao normal que não vou pensar mais assim. Sei que o resultado vai ser ótimo. Não vejo a hora desse dia chegar....como eu sofro!

quarta-feira, 10 de março de 2010

O dia antes de amanhã...

CIRURGIA AUTORIZADA! Woohul! O que o pensamento positivo não faz?
Meu amigo não me permite chamar de deformidade facial, apesar do nome clínico ser esse. Segundo ele, meu caso é um "traço indesejado" hauahuahuahua

Ontem fui no consultório resolver os últimos detalhes da cirurgia e vi um menino que estava com pouco mais de 1 semana de pós com o rosto ótimo, só um pouco inchado e falando bem. Não tão bem se não fossem os elásticos prendendo os dentes dele. Fiquei animada! Até final de março espero poder começar minhas atividades.

Hoje vou me alimentar bem até às 19:00. Depois disso, jejum de 12 horas. Cirurgia marcada para às 07:00. Chegar no hospital às 05:00. Isso significa acordar às 04:00. Affe! Tomar um remedinho pra dormir pra matar a ansiedade. Tenho minha mãezinha para me acordar, porque acho q nem meu celular vai conseguir...rsrs

Boa Sorte pra mim! Amanhã ganharei um novo e belo rostinho.

segunda-feira, 8 de março de 2010

O dilema chamado Plano de Saúde

Estou a 3 dias da cirurgia ortognática e o meu plano de saúde ainda não autorizou minha internação. Você deve estar pensando que o correto é o plano de saúde autorizar e só depois eu marcar...e acredite, foi o que fiz!

Acontece que eles resolveram dar pra trás e implicar com o material cirúrgico que o bucomaxilo propôs. A verdade é que eles querem me empurrar um material mais barato e pediram cotação de outras marcas. Meu médico teve que enviar um documento explicando que o meu caso exige o material que ele solicitou. Afinal, ele quer o melhor para seus pacientes. E se eu entrasse com pedido de cotação de outras marcas, ia ser mais 1 mês de espera, imagina? A minha ansiedade não permite isso.

Como eles não podem obrigar um pedido absurdo desses, estou eu aqui aflita...na espera. Agora é um problema entre o plano e o hospital. Mas tudo me diz que eles vão autorizar até quinta. Meu santo é forte!

Ganhei uns ganchos hoje na boca, onde vão uns elásticos que vou precisar usar pós-cirurgia. Agora definitivamente não tenho mais vida social. Como eu forço meus lábios pra manter eles fechados, então me cansa falar, comer, blá-blá-blá e esses ganchos me machucam. Affe...não aguento mais e o tempo está se arrastando.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Pré-operatório


O pré-operatório exige um monte de exames e análise do meu rosto, que inclui medições e fotografias.

:: Uma listinha ::
- Hemograma completo e coagulograma
- Exame de urina
- Radiografia do tórax
- Radiografia panorâmica/cefalométrica
- Eletrocardiograma
- Risco Cirúrgico


Estou tomando ácido fólico e Vitamina C porque meu exame de sangue deu uma leve anemia. Então vou ter que fazer outro antes da cirurgia pra ver como tá. Meus exames de sangue sempre foram perfeitos. Justo agora! O Murphy sempre me seguindo!

Meu dentista tirou uma série de fotografias do rosto (frente, sorrindo e de perfil). E ontem fui fazer um monte de medições no meu rosto e alguns moldes da arcada. Colocaram um aparelho na minha cara que eu nomeei como "máquina de tortura", porque olhando realmente parece uma e dói tanto quanto uma tortura. Faz uma pressão horrorosa no ouvido e na testa. Meu dentista brincou que a parte mais dolorosa da cirurgia é essa. Já passou, então eu tô tranqüila (rs). Já tinham me falado que o pós não se sente dor alguma, só incômodo mesmo. Falta menos de 1 semana....se o plano de saúde permitir. Depois eu conto o bafo...

terça-feira, 2 de março de 2010

Cada um com seus defeitos...


Olhando esse rostinho aparentemente pareço uma pessoa normal. Não, eu não sou normal! Sou completamente insana! Mas é não disso que vim falar. Vim falar da minha deformidade facial. Juro! Esse é o meu diagnóstico clínico e radiográfico.

Não tem gente que nasce daltônico? autista? nanico? diabético? alérgico? gago? com obesidade mórbida? anêmico? míope? (esse último eu tb nasci, mas o grosso já se resolveu...rs). Enfim, eu tive uma deformidade facial.

Isso inclui:
- Excesso de crescimento vertical da maxila
- Deficiência antero-posterior da mandíbula
- Maloclusão esquelética do tipo classe II
- Alterações patológicas das articulações têmporo-mandibulares

Falando nossa língua, minha arcada de cima cresceu muito pra baixo (o que me dá esse belo sorriso...rs) e minha mandíbula é um pouco retraída (o que me dá esse meu perfil lindo também) :)

Tá bom ou quer mais???

segunda-feira, 1 de março de 2010

Uma breve historinha...

Eu sempre tive problemas com meus dentes desde adolescente. Eu era dentucinha e foi quando usei aparelho por 2 anos (isso em 1998, eu tinha 14 anos), que resolveu um pouco o alinhamento dos dentes, mas ainda tava faltando alguma coisa que eu não sabia como resolver. Não fiquei satisfeita com o resultado do tratamento. Eu não gostava do meu sorriso, achava meu perfil feio demais, diferente das outras pessoas...eu não conseguia selar os lábios como toda pessoal normal conseguia. Tinha muita dificuldade de tirar fotos 3x4, porque eu não conseguia ficar séria com naturalidade. Sempre pedia pra tirar sorrindo. Meu sorriso sempre mostra muito as gengivas, mas ainda assim era menos pior...rsrs. Fora isso durmo de boca aberta, deixando cair sempre aquela babinha no travesseiro (hahaha), não mastigo com a boca totalmente fechada pela dificuldade de selar os lábios. Enfim, nasci toda errada.

Depois de anos vivendo desse jeito, só fui descobrir da tal da Ortognática 10 anos depois, com 24 anos por uma amiga dentista que disse que meu caso só se resolveria com essa cirurgia (Que raiva, porque não me disseram isso antes? rs). Em agosto de 2009, comecei um novo tratamento ortodôntico, pq meu dentes voltaram todos pro lugar ainda piores (voltei a ser dentucinha). As visitas à manutenção começou junto com o início do processo pré-cirúrgico com o cirurgião. Eram mais conversas mesmo. A entrada com documentação pelo plano só começou em Janeiro de 2010 depois de ficar livre das festividades de final de ano.Na foto (Dez 2008) uma prévia de como eu era antes de colocar o aparelho. Essa não é a pior das fotos. Vamos ver se pra frente eu tenho coragem de postar outras piores...rsBom, agora o resto conto depois :)Só posso dizer que estou muito feliz!