sábado, 28 de agosto de 2010

As 7 mais...

Oiiii....E mais uma fotinha tradicional de perfil, a foto do "antes" tá ruim mas dá pra perceber que o nariz tá mais retinho na base, os lábios com selamento melhor e, claro, o queixo mais pra frente.

A retirada da placa...
Como eu disse no post anterior disse que ia passar por uma cirurgia de retirada de umas das placas. Agora estou com menos 2 parafusos e menos uma placa. Isso quer dizer que estou com apenas 36 parafusos e 7 placas...hehehehe. Foi bem tranquila a cirurgia...ficou inchado e um pouco roxo, mas nada comparado ao edema que a ortognática faz....quem sabe, sabe!. Claro que depois que meti nessa lascada minha parestesia piorou um pouco. Agora vai levar um tempo pra saber se era a mesmo a placa que me incomodava ou se o que eu sentia era um sintoma da parestesia.


E como prometido, as 7 perguntas mais comuns...

1. Você se arrependeu?

- Nos cinco primeiros dias eu sofri muito. O arrependimento passou sim pela cabeça. Principalmente depois que soube que tinha passado num processo seletivo e fiquei com receio de perder a vaga. Mas à medida que o tempo foi passando eu nem pensava mais em arrependimento. Na verdade pensava sim...me arrependi de não ter feito essa cirurgia antes...com meus 19, 20 anos. No final tudo deu certo e estou me sentindo muto confortável com o novo desenho do meu rosto.

2. Está feliz com o resultado?

- Claro! Muito!

3. Se você tivesse que passar por tudo isso de novo, você faria?
- Muito difícil de responder, e acho que vou ficar devendo ela. Tem gente que responde numa boa que faria, mas quando eu paro pra pensar no meu P.O. não é tão simples assim. Só quem passou por isso sabe. Pode passar 1 ano ou mais, que vou pensar da mesma forma. Prefiro responder o que eu já disse, estou muito feliz e não me arrependo de ter feito.

4. Quanto tempo de atestado médico?

- Eu não pedi porque na época não estava trabalhando e já tinha terminado com todas as matérias da faculdade, só restava a monografia. A recuperação depende muito de pessoa pra pessoa. Mas pelo menos 20 dias tá bom, claro dependendo da sua função no trabalho. Eu pediria mais tempo pela questão de alimentação. Se pra comer em casa tinha dificuldade, porque me sujava toda....quizá na rua.

5. Quanto tempo pra voltar com as atividades físicas?
- Com 40 dias já tava pegando sol e correndo que nem louca na praia....rs.

6. Medo da parestesia?
- Incomoda gente, mas não é o fim do mundo. Tem gente que desiste da cirurgia por causa da perda da sensibilidade e da dormência, não né por favor! Pode até desistir por medo da anestesia geral, por trauma de fazer cirurgia ou medo de outros sintomas. Mas a parestesia não, por favor! Tudo menos isso. Ela é chata, porém passageira. Pode levar 1 ano pra voltar ao normal (com erro de 2 meses para mais ou para menos...rs)

7. Custos envolvidos?

- Tem gente que consegue fazer a cirurgia de graça pelo SUS ou seja lá por onde for. E tem gente que conhece cirurgião bucomaxilo que trabalha com plano de saúde que dá cobertura total. Se o seu caso não se enquadrar com nenhum dos dois ainda tem uma chance. Como eu já disse os planos de saúde são obrigados a cobrir esse tipo de cirurgia, afinal ela não é só estética. Certamente será funcional também, porque implica na nossa saúde de alguma forma. Aí o seu caso, vai se encaixar no meu. As operadoras de saúde cobrem internação no hospital e material cirúrgico. Paguei por fora cirurgião e anestesia, reembolsáveis parcialmente pelo plano. O valor é salgado, mas a satisfação com o resultado não tem preço...kkkkkk

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Breve resumo do meu caso...

31 Ago 2009: Início do tratamento ortodôntico
27 Jan 2010: Entrada de pedido de internação e material junto ao plano de saúde

10 Mar 2010: Liberação pelo plano
11 Mar 2010: Cirurgia Ortognática

. Diagnóstico: Classe II – crescimento vertical da maxila e retrognatismo mandibular

. Reparação: avanço de mandíbula + mento e correção da maxila


. Sintomas do P.O.
- Obstrução nasal

- Sangramento nasal

- Dificuldade para engolir

- Dificuldade para respirar

- Dificuldade de falar
- Mal-estar
- Insônia
- Perda de peso
- Oleosidade excessiva no rosto

- Parestesia
- Edema/inchaço incômodo
- Salivação


28 Jun 2010: Fim do tratamento ortodôntico e início do tratamento de contenção.

*********

A liberação saiu 1 dia antes da cirurgia porque botei uma "leve" pressão no plano ao dizer que se eles não liberassem eles iam ferrar com minha vida...hehehe...(o que era verdade). A cirurgia já estava com data marcada e eles liberaram de última hora. Ia fazer perícia médica, mas eles desistiram. Que bom!

Quanto aos sintomas tô em dúvida em dizer qual foi a pior...kkkkkkk. Como não é possível dizer só uma, vou citar duas - o que não me facilita em nada. Então vamos lá. Sofri demais com a FALTA DE AR e a INSÔNIA, o que não tira o crédito dos demais sintomas. Mas esses, sem dúvida, foram os piores.

Mudando de assunto, percebo que as dúvidas das pessoas cercam sobre as mesmas coisas. Vou tentar citar os questinamentos que todos mais fazem no próximo post. Não sou nenhuma especialista no assunto; estou aqui apenas para informar as adversidades e alegrias do pós (do meu caso em específico ou, em minoria, de coisas que leio). Converse sempre com seu médico. Mas acho legal ler o ponto de vista de uma operada, assim como gostava de saber dos outros. Então, até breve.

sábado, 7 de agosto de 2010

5 meses de P.O.

Estou eu aqui novamente trazendo mais um clássico "ANTES" e "DEPOIS" com 5 meses de pós-cirúrgico. Muito feliz de ter chegado a quase meio caminho da recuperação. Ainda estou com o céu da boca, o lábio inferior e o queixo sem sensibilidade, principalmente do lado esquerdo. Vou ter que me submeter a "faca" de novo. Isso porque uma placa resolveu provocar uma reação nessa altura do campeonato. Tenho umas sensações estranhas quando passo a mão na região esquerda acima do queixo, exatamente onde a dormência é maior. É uma sensação indescritível e incômoda. Vai deixar minha boca inchada de novo, mas não é nada demais...como se fosse arrancar um ciso.



Tive uma melhora significativa na pele, depois do início do tratamento. As espinhas nem aparecem mais, agora só falta tirar as marcas que elas me deixaram. Quando eu disse que minha pele tava horrível eu não exagerei nem um pouco. Dá uma olhada no nível da empolação.

Com menos de 30 dias de tratamento.

Ai, ai, ai que pós é esse o meu minha gente. Mas não se assustem! A questão da placa e da acne é uma coisa que pode ou não acontecer. Pelo que vi nos relatos, muitas pessoas tiveram problemas com a pele, assim como vi muita gente que não teve nadica. E ainda bem que estou aqui pra mostrar e pra contar. Então breve volto com mais novidades desse meu pós cheio de bafão.