domingo, 27 de novembro de 2011

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Dicas antes e depois da cirurgia

O post de hoje é dedicado aos aflitos e ansiosos pacientes da cirurgia ortognática, assim como eu fui. Recebo alguns e-mails e percebi que as dúvidas são quase comum a todos. Então resolvi reniur tudo ou quase tudo (estou me esforçando ao máximo pra lembrar dos questionamentos que recebi nos últimos 20 meses). Então vamos lá, vou tentar juntar tudo em um post só:

Algumas dicas para os pacientes que irão fazer a cirurgia:
- Prepare-se para se alimentar de líquido nos 20 primeiros dias. Se você não quiser emagrecer tem uns complementos nutricionais ótimos que são vendidos apenas por revendedores específicos e em grandes redes de supermercados. Ex: Nutren Active, Ensure (os dois são uma delícia) ou famoso Sustagen que vende nas farmácias e mercados (mas eu já não gosto tanto).

- Você precisará da ajuda de uma pessoa. Eu acho quase impossível ficar sozinha pelo menos na primeira semana. Minha cabeça pesava tanto que nem conseguia ficar em pé, sem condições de fazer uma vitamina, fora outros cuidados como hora do remédio, etc, etc.

- Prepare-se para dormir inclinada por pelo menos duas semanas. Eu não conseguia ficar sentada com a coluna reta por muito tempo e nem deitada na posição horizontal. Nas duas posições parece que a cabeça vai explodir. Inclinada com uns travesseiros nas costas fica bem confortável. O difícil é não enjoar dessa posição. Vai bater uma insônia e um desconforto pra achar uma posição diferente.

- Prepare-se para babar muito, sentir falta de ar, dificuldade de engolir e pro mal-estar. Os 4 primeiros dias são bem sofridos, não querendo desanimar niguém.

- Falar só foi possível depois do 5º ou 6º dia, mas a voz saía de forma tão difícil e tão fina quanto de uma criança aprendendo a falar. Não me recordo muito quando comecei a falar direito mas acho que foi com 20 dias. Antes disso tinha dificuldade de falar algumas consoantes como o P, B e o M.

- Bolsa de gelo é ótima só até o 2º dia pra evitar inchaço. Mas depois que já inchou tudo bolsa de água quente é ideal pra diminuir o edema. 

- Não se assuste com tudo que vê e lê na internet inclusive com as coisas que falo. Meu intuito é defender e mostrar os benefícios da cirurgia mas sem esconder nada.

- Tente marcar a cirurgia em estações de temperaturas mais amenas. Fuja do verão! Eu fiz em Março e o famoso verão carioca de 45º ainda estava no ápice. Foi um sofrimento principalmente pelas constantes faltas de luz que aconteceram nessa temporada. Tenho certeza que não seria tão difícil se fosse alguns meses depois.

- Quase metade das pessoas me perguntam por quanto tempo usei aparelho. No total foram 9 meses. 5 meses antes da cirugia e 3 meses depois da cirurgia. Eu sei fazer conta tá gente! O outro mês foi o da cirurgia! rs. Mas como sempre falo cada caso é um caso. Não ache que seu dentista está te enrolando. Já vi casos de pessoas usando aparelho durante dois anos antes da cirurgia e ainda um bom tempo depois. Casos ortodônticos bem mais complicados!

Para os pacientes que acabaram de fazer a cirurgia:
- A primeira sensação: arrependimento. Caso sinta isso tire agora esse sentimento de dentro de você. Sonho seu ver o resultado da cirurgia antes de 1 mês (sem o olhar clínico de médico). Sonho seu achar que vai ficar bonita(o) antes dos 3 meses. O inchaço impede muito de ver a mudança. A bochecha demora pra sair e no meu caso apareceram muitas espinhas que só foram melhorar lá pelo 5º mês.

- Não escute o que os outros falam do tipo: "Mas o seu rosto nem parece inchado". Bullshit! Lógico que está inchado! E só nós (e o nosso cirurgião) que sabemos disso. Não se decepcione em achar que aquilo que vê no espelho é o resultado final. Não perdôo quem se desesperar antes de 2 meses hein! Ai, ai, ai! E depois do grosso ainda tem o inchaço residual (aquele chatinho que persiste e nem você percebe, mas sabe que está lá.) Esse demora de 10 a 12 meses para sair.

- Não existe um tempo certo de recuperação. Eu só me senti confortável com o rosto novo 10 meses depois. Antes disso ainda me incomodava o tamanho das bochechas. E só isso mesmo, pois já fazia e comia de tudo. Mas nada que impeça da melhora acontecer antes ou depois. Quase dois anos depois se me perguntarem: "Você melhorou 100%?" Eu respondo: "Não". Não porque eu não me sinta bem, mas pelo simples fato de ter perdido parte da sensibilidade.

- Calma que um dia você irá recuperar sua abertura de boca, mas não queira que isso aconteça antes dos 30 dias. No máximo com 90 dias isso vai acontecer (sempre dependendo do caso).

Para todo mundo:
- Muita gente me pergunta sobre o reembolso. E algumas questionam o processo para solicitá-lo. Assuntos pertinentes ao plano de saúde não saberei responder mesmo porque cada um tem suas regras, suas políticas, etc. E eu também estou longe de ser especialista (risos). Mas o que posso adiantar que o reembolso é quase metade do que se gasta. Isso varia também...vi gente receber um porcentagem bem menor que a minha, quase que um "cala-boca toma aí seu dinheiro e dê-se assim por satisfeito!". Você precisa solicitar ao seu cirurgião um pedido de reembolso e a nota fiscal com dados como: nome, valor, data, o motivo da cirurgia, o carimbo com CRO e assinatura do cirurgião-dentista. Isso pode mudar de um plano de saúde para outro. Mais detalhes que isso só com seu médico ou Operadora de saúde. Eles vão saber instruir direitinho.
***

Acho que o "grosso" consegui esclarecer, espero que sim. E se ainda não vou tentar responder no que eu souber ou puder ajudar.

Beijos e abraços. Boa recuperação pra quem fez e sucesso pra quem vai fazer.

Beliza