quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Algumas dúvidas sobre o P.O.

Olá pessoal! Estou de volta...não pra contar novidades, mas pra falar de assuntos que já tratei aqui anteriormente. Algumas pessoas têm me perguntado bastante, aí resolvi reunir essas questões em um post só.

1. Sentiu dor?
- Não. O pós-operatório é completamente indolor. O máximo que se sente é incômodo por conta do inchaço e desconforto para fazer simples atividades como dormir, comer e escovar os dentes.

2. Conseguia falar?
- Eu conseguia falar desde o 2º dia da cirurgia. Na verdade não era bem uma fala. Eu emitia sons que mais pareciam um bebê aprendendo a falar. E parecia um bebê mesmo. Minha voz estava saindo fininha e bem baixa. Não dá pra falar por telefone nos primeiros dias, mas pessoalmente as pessoas conseguiam entender na base do ahn? quê? repete! Eu evitava falar porque cansava demais. Não conseguia pronunciar as letras  P, B e M. No 20º dia a minha fala já estava praticamente perfeita. Só que quando falava por muito tempo a boca ficava dormente.

3. Conseguia se alimentar como?
- No meu caso eu me alimentei pelo canudo com pouco mais de 2 semanas. O 20º dia de pós foi o primeiro que comi de colher e também o primeiro que consegui comer alimentos mais consistentes. Vi casos de pessoas que largaram o canudo antes disso, mas como eu fiquei extremamente inchada demorei mais pra avançar nesse quesito.

4. Emagreceu muito?
- Esse ponto é relativo, pois tem pessoas que emagrecem e outras que engordam. Comentei sobre meu peso nesse post. Eu emagreci muito em pouco tempo. Primeiro que sempre desconfiei que meu metabolismo era acelerado, pois tinha muita facilidade pra emagracer, principalmente se eu não me alimentasse com regularidade. Segundo que no começo só me alimentava de líquido...acho que isso não engorda ninguém! E terceiro que às vezes me dava preguiça de comer só de pensar no trabalho e desconforto que teria pra escovar os dentes. Mas teve gente que engordou pelo simples motivo de ficar o dia inteiro deitado. Bom, aí vai depender do metabolismo e alimentação de cada um.

5. Quanto tempo leva pra ter uma vida normal?
- Não sei o que vocês consideram como ter uma vida normal. Se é poder sair de casa pra voltar a trabalhar, pra beber com os amigos e fazer uma atividade física - Isso pra mim já é uma vida normal - ou se é poder fazer realmente TUDO que fazia antes. Com 40 dias eu voltei a trabalhar, dar minhas corridinhas e até pegar um solzinho na piscina. Sair com amigos até poderia se eu não tivesse me sentindo tão feia. Só com 2 meses que eu saí pela primeira vez mas não porque estava me sentindo menos feia. É porque não dava pra recusar tudo, mas evitava alguns lugares sempre que possível. Acho que voltei a fazer tudo como antes quando comecei a ter uma abertura de boca razoável e mastigar carne naturalmente e isso foi lá pelo 9º mês - Quando eu digo carne, é carne vermelha. Frango eu conseguia mastigar normalmente desde o início. E início eu digo quando consegui melhorar a abertura o suficiente pra triturar o alimento na boca e isso foi com 35 dias. Eu até conseguia comer carne (vermelha) antes dos noves meses, mas era muito cansativo e percebia que a mastigação ainda não estava normal. Pra abertura de boca idem. Dava pra comer um sanduíche cheio de camadas, mas ainda me sujava toda comendo por não ter uma abertura legal. Quanto ao inchaço senti que estava voltando ao normal nessa mesma época, mas ainda percebi melhoras significativas depois de 1 ano.

6. A dúvida que passa na cabeça de todo mundo, mas a maioria tem vergonha de perguntar. E beijar na boca?
- Eu só fui beijar dois meses depois da cirurgia. Confesso que não foi uma experiência muito boa - Nossa! Parece até que estou falando do meu primeiro beijo. Eu não lembro quando o beijo ficou normal. Foi um processo tão natural que não percebi. Mas só sei dizer que com 2 meses não foi legal, mas também não foi tão ruim. Se tivesse sido ruim não estaria namorando o mesmo cara do meu primeiro beijo de pós :) hahaha. Isso que é amor! Mesmo feia, beijando mal e cheia de espinha na cara ainda consegui derreter um coraçãozinho! hahaha

7. Sua sensibilidade voltou completamente?
- No lábio superior, gengiva e céu da boca sim. Só não voltou nessa região inferior do lado esquerdo (foto ao lado). Inclusive na gengiva desse lado esquerdo também não voltou. Mas como eu sempre digo, não me atrapalha e incomoda em nada. NADA mesmo!
8. O nariz muda muito?
- Pra saber como o nariz vai ficar o cirurgião pode antecipar o resultado da mudança. É bom perguntar sobre isso antes, pois você pode ter a opção de fazer a rinoplastia junto com a ortognática. Geralmente o cirurgião não dá essa opção, mas se você está insatisfeita com seu nariz ou existe uma futura possibilidade de ficar insatisfeita se antecipe e pergunte sobre a possibilidade de mexer no nariz também.

Então é isso. Semana que vem vou visitar a Priscila que foi minha fono e me ajudou muito no início da recuperação. Só está faltando apresentar ela pra vocês!

Beijos e abraços!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Visita ao Dr. Vinicius Shau e duração de um tratamento dentário

Passando por aqui pra deixar registrado minha visita ao consultório do Dr. Vinicius Shau, meu ortodontista. Atualmente ele tem consultório no Centro do Rio de Janeiro. E tudo que supera minhas expectativas eu indico mesmo! E não é porque é meu amigo...porque ele é ético e muito profissional, além de ter bastante experiência em tratamentos dentários para os casos cirúrgicos. O meu tratamento com ele durou 9 meses, mas a previsão inicial era de terminar com no máximo um ano. Durou bem menos, melhor do que eu pensava!



Falando nisso eu preciso compartilhar com vocês a postagem de um blog de uma dentista de São Paulo que fala sobre a duração de um tratamento dentário. Só peço que vocês leiam e reflitam! Vou dar só um Ctrl+C e Ctrl+V num trecho que ela escreveu: "Acho que eu não acreditaria num Ortodontista que levasse mais de quatro anos para finalizar um tratamento. (...) Na realidade, a maioria dos tratamentos ortodônticos dura em média dois anos. No mínimo um ano e meio, e no máximo três anos em situações mais complexas. (...) Mas por que então que o tratamento desta ou daquela pessoa durou tanto tempo? Existem dois motivos para isso acontecer: falta de conhecimentos técnico-científicos do profissional e a chamada 'enrolação'." 

Acredito que quando ela disse tempo mínimo de um ano e meio foi generalizando, tá pessoal! A maioria dos casos não tão complexos deve levar esse tempo mesmo, mas se durar menos melhor pra você. Tirando de exemplo, o meu caso dentário era bem simples e meus dentes eram praticamente alinhados. A única coisa complexa foi a minha cirurgia, pois eu tinha uma formação óssea mais errada que envolvia maxila e mandíbula!

Mas o que eu quero enfatizar com vocês é o tempo máximo. Lembra que ela disse? "São três anos em situações mais COMPLEXAS". Gente eu estou longe de substituir a consultoria de um dentista e longe de ter o conhecimento técnico que o profissional tem. Mas eu sou uma pessoa informada e com discernimento suficiente pra saber que o meu caso era simples e que não duraria três anos.

Como bem a dentista do blog disse o correto é o Ortodontista dar uma previsão da duração do tratamento ANTES de iniciá-lo, e fazer o possível para cumpri-lo. Se atrasar provalvelmente é culpa do paciente que falta as manutenções. E se vocês desconfiarem da previsão passada, busque a orientação de um outro dentista, mas não aceitem ser enrolados!
 
#ficadica 

Bom voltando a minha visita, já vai fazer quase um mês que fui lá, mas por falta de tempo só pude postar agora! Adorei revê-lo. Sempre muito agradável e simpático esse Vinicius. Falta visitar minha fono, a Priscila. Ela é ótima gente! Quem precisar eu passo os contatos dela também.

Mudando de assunto, alguma amiga me falou uma coisa muita engraçada - não lembro quem e nem em qual momento. Que geralmente os bons médicos são estúpidos e sem paciência. Lembrando os meus, geralmente foi assim comigo - tirando o meu gineco que é sempre muito simpático e meu cardio também. Pra quem não sabe também fiz cirurgia de miopia quando eu tinha 19 anos. Meu antigo oftalmologista era tão grosso, mas tão grosso que na cadeira de cirurgia já com o laser no meu olho ele soltou essa: "Olha só, se você continuar tremendo esse olho, eu vou te deixar cega!". E ele não falou brincando. Não preciso dizer que ele era bom mesmo, porém nunca mais voltei nele! Hehehehe

Bom, minha concepção mudou completamente depois que conheci essa equipe! Obrigada a todos pelo carinho e paciência...

Para o pessoal que me manda e-mails, venho me desculpar e dizer que tenho demorado pra responder, mas sempre que consigo um tempinho eu retorno. Pra evitar isso, peço que leiam os posts do blog pois a sua dúvida pode estar em algum lugar por aqui. Localizando vocês podem sanar sua curiosidade mais rápido. Mas se não achar eu respondo!

Beijos e obrigada pela visita e carinho de todos. Através do apoio, das dúvidas e das dicas que vocês me trazem eu consigo manter o blog sempre que possível atualizado.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

2 anos e meio depois...

Bom, à pedido...fotos mais recentes!

Ah! O post do "Faça parte do meu blog" ainda está valendo. Quando se sentirem à vontade podem me enviar as fotos que eu coloco aqui. :-)

Selando os lábios
 

 Sorrindo discretamente

 Sorrindo solto (mostrando um pouquinho da gengiva, que é o normal)

Perfil

 
Perfil 

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Na hora de escolher o cirurgião e o ortodontista...

Olá! Voltei com mais novidades. Estou adorando a colaboração do pessoal. Obrigada gente! Vocês só tem ajudado a tornar o blog mais informativo. Como já se passaram dois anos e meio, não tenho mais notícias sobre minha recuperação. Mas o importante é não deixar o assunto morrer! A única seqüela que a cirurgia me deixou (quem me acompanha sabe) é a sensibilidade que não voltou no lado esquerdo do lábio inferior! Dr. Thiago pediu pra eu continuar exercitando a musculatura da boca. Confesso que há muito tempo parei, mas agora estou voltando. Vamos ver se vai ter progresso.

Bom! A novidade está nesse blog que me recomendaram elaborado pelo Dr Jonathas Claus. O link também está na lista de blogs na coluna do lado direito. É um espaço reservado para os pacientes tirarem suas dúvidas sobre a cirurgia ortognática com um especialista no assunto, ou tirar a dúvida por meio dos questionamentos de outros pacientes. É importante antes de fazer a pergunta dar uma lida nos assuntos de interesse e ver se ela já foi respondida anteriormente, né pessoal...a não ser que queira saber algo muito específico. O ideal também é procurar o seu cirurgião para tirar dúvidas mais técnicas. Ninguém melhor do que ele para respondê-las. E ninguém melhor do que nós pacientes para sanar curiosidades do dia-a-dia da recuperação, pois só quem passou pelo processo sabe responder mais concretamente.

Olhando as respostas dos especialistas, gostaria de ressaltar alguns pontos de MUITA IMPORTÂNCIA que as pessoas me perguntam com frequência! Na hora de escolher os profissionais fiquem atentos a essas dicas que estão no blog do Dr. Jonathas Claus:

1ª dica: Ao definir quem será o seu ortodontista, dê preferência para especialistas que tenham experiência em casos cirúrgicos. Podem ter indicado para você um bom ortodontista, mas se não tem experiência com casos de cirurgia, por favor, #NOT! Eu sou do Rio de Janeiro, se precisarem eu tenho uma indicação excelente! Inclusive o meu orto, acompanhou minha cirurgia de pertinho! Grande Vinicius Schau! Interessados? Mande um e-mail.

2ª dica: Certifique-se que seu cirurgião é um especialista. Dê preferências para profissionais membros do Colégio Brasileiro de Cirurgia Bucomaxilofacial. É legal se certificar também se eles estão sempre engajados com atividades acadêmicas, de pesquisa, palestras...enfim tudo que ajude para um bom desenvolvimento profissional.

3ª dica: Por favor! Não fiquem de pombo-correio entre o Cirurgião e o Ortodontista. É importante que eles façam contato entre si para que seja alcançado o melhor resultado possível. Eles PRECISAM, DEVEM se comunicar entre si.

Isso na foto, não sei se dá pra notar, é um aparelho de contenção que uso até hoje para os meus dentes permanecerem na posição correta. Logo depois que tirei o aparelho fixo usava ele todos os dias, só tirava pra comer. Depois de um tempo continuei usando todos os dias, mas apenas para dormir. E agora só uso pra dormir às vezes...hehehe. Ele pode servir também como moldeira para clareamento dentário. Muito moderno né! Quando usei aparelho pela primeira vez era aquela coisa feia que deixava sua voz estranha. Esse é ótimo. Quase imperceptível e não atrapalha pra falar.

Espero ter ajudado vocês mais uma vez! Valeu...

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Dr. Thiago Schneider

Hoje fui visitar o cirurgião assistente que fez parte da equipe do Dr. Henrique, Dr. Thiago Schneider. Ele me fez tirar a foto sentada pra não sair mais alta que ele. Hã, falo mesmo...Hahaha! Mas segundo ele os baixinhos são os melhores para fazer cirurgia ortognática! Ele é bem desses, sempre com uma piada na ponta da língua! Aliás eu estava rindo sozinha até agora de uma de suas histórias...uma situação muito engraçada que o Dr. Henrique passou por minha causa em uma palestra! Mas deixa quieto, porque só fica engraçado contando. Especificamente ele contando! Não vou apelidar mais ninguém aqui com nomes fofos, senão o Google entrega! (risos)


Beijos galera!

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Divulgando...

Olá pessoal! Vim trazer hoje uma boa notícia para quem é de Curitiba (PR) e proximidades. Um coleguinha que visitou o blog pediu para repassar uma informação muito importante. É sobre o CAIF (Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Labiopalatal). É um centro voltado para o tratamento das deformidades craniofaciais. O nome pode parecer pesado mas é assim que somos ou éramos diagnosticados. Existem diversos tratamentos, inclusive no assunto do nosso interesse: a Odontologia (Cirurgia Bucomaxilofacial, Prótese Dentária, Ortodontia, Clínica geral, Odontopediatria, Endodontia e Periodontia). Apesar de ser um órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (SESA), nem tudo que é gratuito é ruim e lento. Segundo o próprio coleguinha, o tratamento é feito de forma bem rápida e a cirurgia é realizada por um dos melhores cirurgiões cranio-maxilo-facial do país, o Prof. Dr. Renato da Silva Freitas.

Bom, estou aqui apenas no sentido de divulgar. Para maiores detalhes e para saber como iniciar um tratamento com eles acessem o endereço eletrônico do CAIF. Podem também buscar informações pelo telefone: (41) 3212-9200 ou diretamente no endereço a seguir: Avenida República Argentina, 4334 - Novo Mundo, Curitiba/PR.

Agora uma dica para todos que usam a rede social Facebook. Nele existe um grupo chamado Amigos Ortognáticos. Como todos sabem eu fui diagnosticada com incompetência labial, excesso de crescimento vertical da maxila (sorriso gengival), deficiência antero-posterior da mandíbula (retrognatismo) e maloclusão esquelética do tipo classe II. Então fico restrita em ajudar pessoas de problemas parecidos com o meu. Mas independente do assunto caso queiram contato comigo, podem mandar mensagens pelo blog ou por e-mail. Ou caso queiram conversar com outros pacientes, lá no grupo existem pessoas com os mais diversos casos, inclusive com fotos e relatos da experiência. É muito bacana! 

Dentre as deformidades faciais mais comuns encontramos casos de mordida aberta anterior, assimetria, excesso ou deficiência de crescimento da mandíbula (prognatismo/retrognatismo), excesso ou deficiência do crescimento da maxila, sorriso gengival e incapacidade de selamento labial.

Se você se encaixa em algum dos problemas citados, é bom procurar um profissional orto ou bucomaxilo para iniciar o tratamento, que pode ser corrigido tanto por uso de aparelho ortodôntico ou cirurgia. Alguns casos não precisam de intervenção cirúrgica. É, como todos sabem existem as Classe II e III que tanto pode ser dentária como esquelética. A dentária pode resolvida apenas com tratamento ortodôntico e extração de alguns dentes, caso necessário. Ao contrário da esquelética que, como o próprio nome já diz, é uma deformidade óssea e a cirurgia é o único caminho. A cirurgia ortognática é combinada com o uso de aparelho ortodôntico que serve para alinhar os dentes e colocá-los na posição adequada para cirurgia. Após a intervenção o tratamento ortodôntico terá continuidade até finalizar com outras pequenas correções. Por isso é de extrema importância o trabalho conjunto entre o cirurgião e o ortodontista (Ps: Eles precisam se interagir, se comunicar).

Então só resumindo, as pessoas podem pertencer a uma das classes apenas com problema dentário ou esquelético ou com os dois combinados. Assim como também podem ter as duas classes diferentes juntas. Até onde sei só existe a Classe III Dentária junto com a Classe II Esquelética.

Não é todo mundo com problemas anteriormente citados que sentem dores. Eu, por exemplo, nunca senti. Da mesma forma existem pessoas que não apresentam nenhum problema estético mas que podem precisar da cirurgia bucomaxilofacial por ter sentir dores na ATM (articulação têmporo-mandibular). Simples movimentos de abrir e fechar a boca e mover a mandíbula para os lados causam dores, que vão da cabeça até pescoço e ombros. Outros sintomas como tonturas, enjôos, zumbidos no ouvido, estalos e travamentos da articulação também são sentidos. O tratamento é feito por meio da ortodontia, medicamentos ou fisioterapia. A cirugia é feita só em alguns casos.

Achei um outro vídeo que fala sobre a cirurgia ortognática. Essa matéria foi produzida pela TV Diário, filial da Rede Globo em Mogi das Cruzes, com participação do Dr. Gustavo Tralli. Com base em pesquisas realizadas por institutos norte-americanos 5% da população necessita dessa intervenção cirúrgica. E dessa porcentagem muitos ainda desconhecem a ortognática. Agora o por que de ainda ser tão pouco falada e divulgada não se sabe...




Até a próxima! :-)

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Avanços da Ortognática

Não existe motivo para temer. Antes já foi muito pior!

"Dr. José Jurado fala dos avanços da cirurgia ortognática, procedimento estético e funcional para corrigir o desenvolvimento ósseo facial fora do ideal. Ele também responde sobre como essa cirurgia transforma a aparência e os hábitos dos pacientes." RedeTV

Data: 06/04/2012
Duração: 00:03:51


domingo, 17 de junho de 2012

Sessão II - Mirela e Débora

Pessoal, vim trazer mais belezinhas do pós! Hoje quem está aqui é a Mirela Souza de Criciúma (SC), ex-classe II. Na foto atual ela estava com 4 meses de pós.

E a Débora Bezerra de Recife (PE), também ex-classe II. A foto atual é recente e ela estava com apenas com 27 dias de pós! Comparada a mim, ela quase não ficou inchada! Que bom, nem parece que está com tão pouco tempo!
 
Meninas, obrigada pela participação! Tenham certeza que a ajuda de vocês continuará motivando muitas pessoas. E quem gostou levanta as mãos! \o/ \o/ \o/. Adorei! Mas "quedê" o povo da Classe III??? 

Continuem enviando as fotos (uma do "antes" e outra do "depois") para beliza@gmail.com e digam seu nome, sua cidade e a que classe pertenciam. Escreva de forma breve como está a recuperação e com quanto tempo de pós estão.

domingo, 6 de maio de 2012

Sessão I - Paula e Patricia

Nossa primeira corajosa é a Paula Carolina de Souza de Londrina (PR), ex-classe II. Na foto atual ela estava com 12 dias de pós. Mesmo inchada o resultado dela é bem visível. Que mudança hein! Ficou ótimo Paula!
 Paula: "Minha recuperação está ótima, está desinchando bem, já estou falando e comendo papinhas de colherzinha."


Essa é a Patricia Monteiro do Rio de Janeiro (RJ), também ex-classe II. Ela me reconheceu na rua gente...hahaha...acreditem! Que boa fisionomista! O caso dela era muito parecido com o meu. Eu que a vi pessoalmente posso dizer que ela está linda (mesmo sem maquiagem, viu Patricia). Arrasou! Ela me disse que está com pouca sensibilidade na região do lábio inferior.
 
Meninas, vocês parecem outras pessoas. Parabéns pelo resultado! Realmente muito mais bonitas! E obrigada por contribuírem pro arquivo do blog.

Pessoal, vamos perder a vergonha! Envie duas fotos (uma do "antes" e outra do "depois") para beliza@gmail.com e digam seu nome, sua cidade e a que classe pertenciam. Escreva de forma breve como está a recuperação e com quanto tempo de pós estão.

sábado, 21 de abril de 2012

Faça parte do meu blog!

Oi pessoal! Se vocês quiserem fazer parte do meu blog e mostrar o resultado de vocês, essa é a oportunidade! Envie duas fotos (uma do "antes" e outra do "depois") para beliza@gmail.com e digam seu nome, sua cidade e a que classe pertenciam. Se quiserem dar alguma opinião sobre o resultado escrevam que eu exponho aqui também. Não se preocupem em fazer montagens que eu dou um jeitinho! Beijos e como de sempre mais uma foto...
 
Antes da cirurgia e dois anos depois.

domingo, 1 de abril de 2012

O pesadelo que era a foto 3x4

Tem recompensa melhor do que essa?
Antes não conseguia ficar séria, então não tinha opção a não ser sorrir! Isso quando podia ou me deixavam né? E hoje fechando a boca com a maior naturalidade do mundo! Viva a ortognática! \o/

segunda-feira, 19 de março de 2012

Dois anos depois...

Se teve alguém responsável pelo meu novo 'eu' exterior...ele é o culpado: Dr. Henrique!

Meu cirurgião preferido! E único (que assim seja, Amém) hehehe. Fiquei muito feliz em revê-lo. Muito mesmo! Nesse dia conversamos bastante e ele recebeu um feedback do meu resultado após 2 anos. Olha! Fiz 2 anos agora no dia 11 de Março...passou muito rápido e eu estou plenamente feliz e satisfeita! Comentei que minha sensibilidade não voltou numa pequena região do canto esquerdo da boca e também sobre o "falecimento" do meu canino inferior...é pessoal deu RIP nele. Nada que um canal não resolva. Mas eu tô adiando esse momento. Bom, sequelas da cirurgia...super normal. Mas como eu sempre digo pras pessoas: a beleza e o conforto que ganhamos após o resultado supera isso. Pelo menos pra mim sim e tento levar isso pras pessoas também.

Nesse dia também liguei pra minha Fono que me ajudou muito no início! Peço desculpas que até esqueci de comentar nela nos agradecimentos (É...eu sabia que eu ia esquecer de alguém. Cabeça!). Mas a Priscila é INESQUECÍVEL, ela sabe disso! Principalmente porque não tem como esquecer as sessões de 'terror' que ela me fez passar pra desenvolver a abertura da boca! huahauauahua. Brincadeira Pri! Doía mesmo ué, fazer o quê? Mas foi necessário e me ajudou demais, principalmente as sessões de massagem/drenagem do rosto. Essa eu gostava muito, dava até vontade de dormir! hahaha. A Pri é uma fofa, ela sabe o quanto gosto dela. Aliás eu tive muito sorte com essa equipe toda!

Até Abril que vem vou tentar me consultar com o Dr. Thiago pra mais uma sessão de fotos! Vou aproveitar pra visitar a Pri também que o consultório dela fica no mesmo prédio do Thiago. 

Então é isso, pessoal! Dúvidas, desabafo? Ao seu dispor!

Beijos Beliza