sexta-feira, 27 de julho de 2012

Divulgando...

Olá pessoal! Vim trazer hoje uma boa notícia para quem é de Curitiba (PR) e proximidades. Um coleguinha que visitou o blog pediu para repassar uma informação muito importante. É sobre o CAIF (Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Labiopalatal). É um centro voltado para o tratamento das deformidades craniofaciais. O nome pode parecer pesado mas é assim que somos ou éramos diagnosticados. Existem diversos tratamentos, inclusive no assunto do nosso interesse: a Odontologia (Cirurgia Bucomaxilofacial, Prótese Dentária, Ortodontia, Clínica geral, Odontopediatria, Endodontia e Periodontia). Apesar de ser um órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (SESA), nem tudo que é gratuito é ruim e lento. Segundo o próprio coleguinha, o tratamento é feito de forma bem rápida e a cirurgia é realizada por um dos melhores cirurgiões cranio-maxilo-facial do país, o Prof. Dr. Renato da Silva Freitas.

Bom, estou aqui apenas no sentido de divulgar. Para maiores detalhes e para saber como iniciar um tratamento com eles acessem o endereço eletrônico do CAIF. Podem também buscar informações pelo telefone: (41) 3212-9200 ou diretamente no endereço a seguir: Avenida República Argentina, 4334 - Novo Mundo, Curitiba/PR.

Agora uma dica para todos que usam a rede social Facebook. Nele existe um grupo chamado Amigos Ortognáticos. Como todos sabem eu fui diagnosticada com incompetência labial, excesso de crescimento vertical da maxila (sorriso gengival), deficiência antero-posterior da mandíbula (retrognatismo) e maloclusão esquelética do tipo classe II. Então fico restrita em ajudar pessoas de problemas parecidos com o meu. Mas independente do assunto caso queiram contato comigo, podem mandar mensagens pelo blog ou por e-mail. Ou caso queiram conversar com outros pacientes, lá no grupo existem pessoas com os mais diversos casos, inclusive com fotos e relatos da experiência. É muito bacana! 

Dentre as deformidades faciais mais comuns encontramos casos de mordida aberta anterior, assimetria, excesso ou deficiência de crescimento da mandíbula (prognatismo/retrognatismo), excesso ou deficiência do crescimento da maxila, sorriso gengival e incapacidade de selamento labial.

Se você se encaixa em algum dos problemas citados, é bom procurar um profissional orto ou bucomaxilo para iniciar o tratamento, que pode ser corrigido tanto por uso de aparelho ortodôntico ou cirurgia. Alguns casos não precisam de intervenção cirúrgica. É, como todos sabem existem as Classe II e III que tanto pode ser dentária como esquelética. A dentária pode resolvida apenas com tratamento ortodôntico e extração de alguns dentes, caso necessário. Ao contrário da esquelética que, como o próprio nome já diz, é uma deformidade óssea e a cirurgia é o único caminho. A cirurgia ortognática é combinada com o uso de aparelho ortodôntico que serve para alinhar os dentes e colocá-los na posição adequada para cirurgia. Após a intervenção o tratamento ortodôntico terá continuidade até finalizar com outras pequenas correções. Por isso é de extrema importância o trabalho conjunto entre o cirurgião e o ortodontista (Ps: Eles precisam se interagir, se comunicar).

Então só resumindo, as pessoas podem pertencer a uma das classes apenas com problema dentário ou esquelético ou com os dois combinados. Assim como também podem ter as duas classes diferentes juntas. Até onde sei só existe a Classe III Dentária junto com a Classe II Esquelética.

Não é todo mundo com problemas anteriormente citados que sentem dores. Eu, por exemplo, nunca senti. Da mesma forma existem pessoas que não apresentam nenhum problema estético mas que podem precisar da cirurgia bucomaxilofacial por ter sentir dores na ATM (articulação têmporo-mandibular). Simples movimentos de abrir e fechar a boca e mover a mandíbula para os lados causam dores, que vão da cabeça até pescoço e ombros. Outros sintomas como tonturas, enjôos, zumbidos no ouvido, estalos e travamentos da articulação também são sentidos. O tratamento é feito por meio da ortodontia, medicamentos ou fisioterapia. A cirugia é feita só em alguns casos.

Achei um outro vídeo que fala sobre a cirurgia ortognática. Essa matéria foi produzida pela TV Diário, filial da Rede Globo em Mogi das Cruzes, com participação do Dr. Gustavo Tralli. Com base em pesquisas realizadas por institutos norte-americanos 5% da população necessita dessa intervenção cirúrgica. E dessa porcentagem muitos ainda desconhecem a ortognática. Agora o por que de ainda ser tão pouco falada e divulgada não se sabe...




Até a próxima! :-)

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Avanços da Ortognática

Não existe motivo para temer. Antes já foi muito pior!

"Dr. José Jurado fala dos avanços da cirurgia ortognática, procedimento estético e funcional para corrigir o desenvolvimento ósseo facial fora do ideal. Ele também responde sobre como essa cirurgia transforma a aparência e os hábitos dos pacientes." RedeTV

Data: 06/04/2012
Duração: 00:03:51