segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Breve resumo do meu caso...

31 Ago 2009: Início do tratamento ortodôntico
27 Jan 2010: Entrada de pedido de internação e material junto ao plano de saúde

10 Mar 2010: Liberação pelo plano
11 Mar 2010: Cirurgia Ortognática

. Diagnóstico: Classe II – crescimento vertical da maxila e retrognatismo mandibular

. Reparação: avanço de mandíbula + mento e correção da maxila


. Sintomas do P.O.
- Obstrução nasal

- Sangramento nasal

- Dificuldade para engolir

- Dificuldade para respirar

- Dificuldade de falar
- Mal-estar
- Insônia
- Perda de peso
- Oleosidade excessiva no rosto

- Parestesia
- Edema/inchaço incômodo
- Salivação


28 Jun 2010: Fim do tratamento ortodôntico e início do tratamento de contenção.

*********

A liberação saiu 1 dia antes da cirurgia porque botei uma "leve" pressão no plano ao dizer que se eles não liberassem eles iam ferrar com minha vida...hehehe...(o que era verdade). A cirurgia já estava com data marcada e eles liberaram de última hora. Ia fazer perícia médica, mas eles desistiram. Que bom!

Quanto aos sintomas tô em dúvida em dizer qual foi a pior...kkkkkkk. Como não é possível dizer só uma, vou citar duas - o que não me facilita em nada. Então vamos lá. Sofri demais com a FALTA DE AR e a INSÔNIA, o que não tira o crédito dos demais sintomas. Mas esses, sem dúvida, foram os piores.

Mudando de assunto, percebo que as dúvidas das pessoas cercam sobre as mesmas coisas. Vou tentar citar os questinamentos que todos mais fazem no próximo post. Não sou nenhuma especialista no assunto; estou aqui apenas para informar as adversidades e alegrias do pós (do meu caso em específico ou, em minoria, de coisas que leio). Converse sempre com seu médico. Mas acho legal ler o ponto de vista de uma operada, assim como gostava de saber dos outros. Então, até breve.

16 comentários:

  1. Oi Beliza! Achei seu blog ao procurar informações sobre cirurgia ortognática. Adorei! Também vou operar (a minha cirurgia está marcada para o próximo dia 13) e estou com um certo medo!rs
    Mas também muito animada. Resultados como o seu são um incentivo e tanto. Parabéns! Vc está linda!

    ResponderExcluir
  2. Oii eu vou fazer a cirurgia em breve e tenho duas dúvidas, gostaria de saber, já que colocaram as placas de fixação de titânio, se ao encostar no seu rosto, você sente as placas?
    E se você conseguia respirar pela boca?

    ResponderExcluir
  3. Oi Helene...não sinto as placas de jeito nenhum. Na verdade eu sempre respirei pela boca não porque tinha dificuldade de respirar pelo nariz, mas pela mania de ficar com a boca aberta porque não conseguia selar os lábios. Depois da cirurgia, fui me acostumando gradativamente respirar pelo nariz.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de saber,
    Qual o tempo total desse procedimento( aparelho pre- cirurgia, cirurgia e pós- cirurgia)?
    e Qual plano de saude que cobriu a cirurgia?
    o meu problema um lado cresceu mais que o outro.
    grato

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, gostaria de saber qual o plano de saúde que cobriu? como foi o procedimento de solicitação? tenho o mesmo problema que você tinha. Parabéns pelo resultado!

    ResponderExcluir
  6. Oi, na época fiz pelo Unibanco AIG...quem solicita a internação e o material é o próprio cirurgião, você só escolhe a data e o hospital de preferência. Depois o plano de saúde entra em contato com você solictando algumas informações, exames e marcando até uma perícia, que no meu caso não aconteceu. Depois pra pedir reembolso da equipe cirúrgica (que é a unica coisa que o plano não cobre, mas reembolsa parte do valor que gastou) é só entrar em contato com eles solicitando o formulário de reembolso.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Pessoal!
    Sou Johanna Elley, moro em Alagoas, e gostaria de saber se vocês recomendam alguma clínica profissional de Alagoas apta a fazer a cirurgia ortognática?
    Devo dizer que estou otimista quanto aos resultados trazidos por tal operação.
    Muito obrigada pelo espaço!

    Fiquem com Deus sempre :}

    ResponderExcluir
  8. Flor, parabéns pelo blog, muito bom!!!! Meu nome é Alessandra, tenho 32 anos e o meu caso clínico é bem parecido com o seu, vou fazer minha cirurgia no mês de maio/2013, tenho sorriso gengival e retrognatismo. Depois de muito pensar, apesar do medo, resolvi fazer essa cirurgia não somente pela estética mas também pelas fortes dores de cabeça, rosto e na mandíbula que me acompanham diariamente há 10 anos. Gostaria de saber de você se assim como eu, você também tinha muitas dores de cabeça, no rosto e mandíbula, e se com a cirurgia elas sumiram ou diminuiram? Um grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, obrigada e parabéns pela coragem! Respondendo sua pergunta, nunca senti dores em nenhuma região da face!
      Boa sorte. Beijos

      Excluir
  9. Oi Bel, é Alessandra denovo, devido a uma anemia acabei adiando minha cirurgia e operei agora no dia 26/06, hoje estou com 03 dias de cirurgia. Tá muito sofrido, tô muito inchada, e com dores nas articulações, pois fiquei 08 horas no centro cirúrgico com a boca aberta. Tenho fé que depois de 01 semana as coisas melhorem. Não estou arrependida mas está sendo muito difícil. Tenho orado muito a Deus para ter forças!!! Bjos, logo mais mando fotos e notícias!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mande sim Alessandra! Vai dar tudo certo! Boa recuperação. Bjs

      Excluir
  10. Ola, quando eu fecho a boca, minha mandibula e maxilar travam ai não consigo abrir, sensação ruim, tenho problema no ronco, insônia tbm, minha cirurgia está prevista para daqui uns 5 meses, meu plano de saúde é a UNIMED CURITIBA, só que a cirurgia vai ser em Londrina, como que foi o seu pós-operatório?
    Meu nome é Rafael

    ResponderExcluir
  11. Bom eu tenho que fazer a cirurgia ,fui em quatro dentistas e 2 disseram pra fazer e 2 não ,não sei o que faço tem como te passar as fotos pra vc ver e me dizer algo? sei que não é dentista mais preciso de alguem que seja honesto comigo ,pq familia e amigos nunca vão dizer a verdade né ,caso meu perfil nao seja bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais indicado é procurar um bucomaxilo pra ele dizer se precisa ou não se submeter a cirurgia. Existem ortodontistas que falam que não precisa, pois a preparação para a cirurgia é complexa e nem todo profissional sabe fazer, por incrível que pareça. E pra não perder o paciente é mais fácil pra ele dizer que não precisa. Bom, boa sorte!

      Excluir
  12. Olá, preciso de sua ajuda, ainda não tenho diagnostico médico, mas pelos sintomas creio que o meu caso é cirúrgico, uso aparelho ortodôntico há muito tempo e os dentistas não conseguem colocar meus dentes pra dentro, além do clássico sorriso gengival que me mataaa. Pois bem, sou de Goiânia e não conheço nenhum especialista aqui nessa área, você sabe de algum instituto nacional ou de algum médico que atenda aqui??? Obrigadaaa

    ResponderExcluir
  13. Fiz a cirurgia na terça feira bem tarde, ou seja, exatos 3 dias. Na primeira noite foi ótimo, quase sem sintomas eu respirei (melhor do que nunca tinha respirado antes) e dormi. Mas 12 horas depois da cirurgia o inchaço piorou, os narizes taparam e agora não consigo mais dormir!!! Amanhã certamente vou apelar para o Rivotril (já indicado pela minha cardiologista), só vou antes confirmar com o buco. Fora a respiração e o sono, o resto até que está bem (sabendo que é passageiro a gente se vira com a alimentação, machucado dos lábios e tudo mais). Você teve que tomar alguma coisa pra dormir? Abraços. Fernando Previdi

    ResponderExcluir