terça-feira, 25 de novembro de 2014

Bolsa de gelo ou compressa morna?

Há pouco tempo vi uma paciente perguntando o que usar para reduzir inchaço. A primeira resposta de cara de uma outra paciente foi: "compressa gelada". A pessoa que perguntou não foi específica por não mencionar quanto tempo tinha de cirurgia e a pessoa que respondeu também não se deu o trabalho de questionar. A internet também não é um bom lugar para pesquisar sobre isso. Já li de tudo e dependendo do problema que for é uma coisa diferente.

Bom, a resposta estava errada! Se a paciente tivesse perguntado o que usar para evitar o inchaço, aí sim seria correto. Sabe quando a gente se machuca e pedem pra colocar gelo? É porque o gelo tem função de evitar que o local lesionado fique inchado, e não reduzir o inchaço. Por isso que tem que ser colocado no momento da lesão, porque depois que inchou não adianta. Vai servir no máximo de anestesia. Por isso que para muitos problemas de dor, o gelo vai ser a opção recomendada. 

Apesar de muitas pessoas falarem que sentiu dor no pós-operatório, a ortognática é bem conhecida por ter um pós indolor. Eu mesma não senti...foi só incômodo mesmo. De qualquer forma, nesse caso procurem seu cirurgião pra saber que medida tomar.

Voltando ao assunto...

E para o caso específico de edema provocado pela cirurgia ortognática? Vamos esclarecer isso de vez? 

O que vou dizer agora não é invenção da minha cabeça, tá? Foram recomendações que recebi do meu cirurgião na época que fiz a cirurgia. A compressa gelada só vale para os primeiros dias logo após a cirurgia. O gelo, como eu disse, evita o excesso de inchaço e tem efeito anestésico. Depois que o inchou tudo que tinha pra inchar é compressa morna. Ela serve para reduzir o edema residual, servindo como drenagem para o líquido retido pelo edema. 

Na parte da compressa morna o que eu fazia?



Botava pra ferver uma panela de água no fogão. Depois colocava uma bolsa de termogel e deixava uns 3 minutinhos com o fogo ainda ligado. Para os desligados pra evitar de botar fogo na cozinha a recomendação é desligar o fogo e deixar na água quente por uns 10 minutos! rs

Eu enrolava a bolsa com uma toalha ou pano para não queimar o rosto, já que eu gostava de deixar a bolsa bem quente. Isso porque teria que deixar a compressa no rosto por 30 minutos, e a temperatura não se mantêm por esse tempo. Aí quando a bolsa ficava com uma temperatura suportável eu tirava a toalha enrolada nela. Repetia esse processo até completar os 30 minutos. Então quanto mais quente eu deixava a bolsa, menos vezes eu precisaria repetir o processo, sacou o macete?

É isso pessoal, mais uma dica do meu blog para vocês!

E boa recuperação pra quem precisa.

:)

41 comentários:

  1. Olá ,Belize! Muito informativo seu blog ,esta de parabéns!
    Porém,um detalhe que acho estramente relevante não foi abordado por você ; a abertura total de sua boca aumentou ,diminuiu ou continua com a mesma medida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson, obrigada! Já são quase 5 anos que passei pela cirurgia. Tudo voltou ao normal, inclusive a abertura (exceto pela sensibilidade). Segui os exercícios da fono à risca. Abraços.

      Excluir
    2. Ok,mas...
      Pessoas com seu antigo problema(mandibula retraida) costumam ter a abertura da boca limitada ,sendo que a cirurgia o unico meio para sanar este problema. este foi o seu caso?,e se foi ,tu obteve resultado com a cirurgia?

      Excluir
    3. Nunca tive abertura de boca limitada. Era normal. Fiz a cirurgia por outros motivos todos explicados aqui no blog. Nos posts anteriores a esse você pode conferir meu resultado. Abraços

      Excluir
  2. Parabéns pelo blog e obrigado por mante-lo depois de tanto tempo que realizou a cirurgia. Você já era bonita e ficou bem mais agora. Depois do procedimento fica mais fácil e prazeroso sorrir, não é mesmo? Estou em tratamento, já fiz duas cirurgias e pelo visto vou precisar de mais uma, o meu caso é um pouco mais complicadinho, mas esse tipo de postagens de pessoas como você, anima quem ainda está em tratamento ou precisa realizar a cirurgia. Mais uma vez obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô! Obrigada Roberto pelo elogio! Pra mim também é um prazer enorme continuar atualizando o conteúdo aqui na página. Chato o seu caso, mas legal ver a sua perseverança e eu ter contribuído para sua animação! Sucesso aí no seu processo. Grande abraço.

      Excluir
  3. oi beliza, td bem? to com uma duvida cruel aqui, vou fazer a cirurgia esse mes se tudo der certo, sou bancario e meu trabalho é falar o dia todo com cliente, vc acha q quanto tempo volarei a estar falando normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danilo, tudo bem! E você?
      Eu voltei a falar bem com 20 dias. Mas até os 2 meses mais ou menos, se eu falasse muito eu me cansava, porque a musculatura ainda tava bem rígida. Abraços

      Excluir
  4. Oi Beliza! Vou fazer cirurgia tb, mas vai ser na maxila e não na mandíbula, vc disse que não voltou a sensibilidade, foi só parcialmente? Meu cirurgião disse q voltaria 100%, normalmente isso acontece. To rezando p voltar mesmo. E geralmente quem opera na mandíbula tende a ter a sensibilidade prejudicada, como vc ta?
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ísis! Exatamente o que ele disse. Só quem opera mandíbula que tem essa chance. Eu tô bem...não me incomoda em nada. Só um pedacinho do queixo que perdi a sensibilidade. Abraços

      Excluir
  5. Olá Beliza! Gostei muito do seu blog e sempre tenho acompanhado. Meu nome é Elaine, tenho 39 anos, e hoje fazem exatamente 9 dias que fiz a cirurgia. Fiz avanço da maxila e "muito pouco" recuo do queixo. Estou com dificuldades na fala, é como se eu estivesse com uma bala dentro da boca, com a lingua presa. O que posso fazer para resolver este problema? Meu rosto esta inchado ainda, mas sinto bastante inchado o labio superior e abaixo dos olhos e maxila..e também acho que ta meio que anestesiado. Tenho receio de meu labio superior ficar grande demais. Meu cirurgiao disse q voltara. Tomara que não fique né. Sei que com esta cirurgia meu labio superior iria aumentar um pouco de volume, apareceria mais. Mas tbém deste jeito que está eu não quero. Estou com uma baita "beiçola"..rsrs..
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica tranquila que depois tudo volta ao normal. Procure um fonoaudiólogo e siga as recomendações desse post: http://ortognaticabel.blogspot.com.br/2013/10/fonoaudiologia-motricidade-oral-voltada.html
      Um abraço Elaine

      Excluir
  6. beliza, olha eu aqui d novo, a partir do dia q o medico t liberou pra mastigar, depois d quanto tempo vc passou a triturar os alimentos direitinho com os dentes, meu medico me liberou terça mas ainda nao consigo mastigar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ihh Danilo, demorou bastante! No começo só conseguia mastigar carnes macias como frango e peixe, mesmo sem muita mobilidade pra triturar os alimentos na boca. Com o tempo essa mobilidade vai melhorando a medida que vai desinchando e abrindo mais a boca, com a ajuda da fonoaudiologia. Carne só se fosse moída. Bife mesmo só consegui mastigar lá pelo 8º ou 9º mês de pós. A partir desse período já mastigava sem medo. Quando volta a trabalhar? Um abraço.

      Excluir
    2. tudo isso?rsrs, entao vai demorar eu voltar a comer um x-tudo kkk.quanto ao trabalho so volto em janeiro mas ja pego ferias, voltar proserviço la pro inicio d março, tomara q eu esteja bem melhor ate la

      Excluir
    3. rsrs...o x-tudo dá pra comer se for feito com carne de hamburguer, aquela processada, porque é macia. O problema é ter abertura o suficiente pra conseguir dar uma mordida. Até lá vai estar sim.

      Excluir
  7. Ooe Be. Fiz minha cirurgia a 3 dias . adorei ler as coisas no seu blog ajuda bastante no pos. Gostaria q vc respondesse algumas perguntas: quanto tempo demora pra respiração voltar ao normal e demora pra conseguir sentir o rosto de novo? Não consegui dormir direito a noite e normal, qnto tempo dura isso? E depois de qnto tempo posso voltar a ter uma vida sexual com meu namorado?
    Obrigada. Ana

    ResponderExcluir
  8. BeL, nesse assunto, se me permitir, complemento sobre o risco de sangramento nos 3 ou 4 primeiros dias onde a compressa quente/morna é desaconselhada, e justamente pelo mesmo motivo é aconselhada a compressa fria! Foi essa a orientação do meu buco, entre 3 e 4 dias de compressa fria e depois quente (operei a 3 dias, estou acho que no auge da insônia). Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Olá também fiz uma cirurgia ortognatica.
    Por quanto tempo VC fez a compressa com água quente?

    ResponderExcluir
  10. Fiz minha cirurgia dia 13 agora,colocando a bolsa de água morna direto desincha mais rápido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, nos primeiros dias (entre 3 e 4 dias) bolsa de gelo pelo amor! kkkkk. Deixa pra usar a bolsa morna a partir da segunda semana de pós. Boa recuperação.

      Excluir
  11. Beliza, tudo bem! Tem 3 dias que eu fiz a minha cirurgia, pelo que eu li nos post, a minha foi uma das mais agressivas até o momento, eu fiz um recuo da mandíbula inferior, incherto na superior, septoplastia e rinoplastia, ufffff to que não aguento de pressão no rosto, e o meu médico me mandou que eu colocasse hoje à bolsa de água quente achi estranho, mas inchou demais, estou esperando amanhecer pra perguntar para ele ser normal, porque meu rosto dobrou de tamanho e até minha gengiva está inchada,afff estou morrendo de sono e nao consigo dormir, minha esposa está aqui que só ronca e eu com inveja,kkkkkkkkkk, mas foi tão bom ter lido o seu blog me acalmou estava pensando que era só com migo o inchasso.

    Att,

    Guilherme Vieira.

    ResponderExcluir
  12. Beliza, tudo bem! Tem 3 dias que eu fiz a minha cirurgia, pelo que eu li nos post, a minha foi uma das mais agressivas até o momento, eu fiz um recuo da mandíbula inferior, incherto na superior, septoplastia e rinoplastia, ufffff to que não aguento de pressão no rosto, e o meu médico me mandou que eu colocasse hoje à bolsa de água quente achi estranho, mas inchou demais, estou esperando amanhecer pra perguntar para ele ser normal, porque meu rosto dobrou de tamanho e até minha gengiva está inchada,afff estou morrendo de sono e nao consigo dormir, minha esposa está aqui que só ronca e eu com inveja,kkkkkkkkkk, mas foi tão bom ter lido o seu blog me acalmou estava pensando que era só com migo o inchasso.

    Att,

    Guilherme Vieira.

    ResponderExcluir
  13. Fraturei o zigomatico e fui submetido a cirurgia. Coloquei 2 placas de titanio para fixar o osso. Hoje completam 16 dias que passei pela cirurgia e o lado direito do rosto ainda está moderadamento inchado. Quando acordo percebo que a parte que esta inchada está meio oleosa, parece que o corpo esta expelindo liquidos naquela região. É normal? O que posso fazer para agilizar a eliminação desse edema? Gelo ou compressa de agua quente e quantas vezes ao dia?

    ResponderExcluir
  14. Eu assim como o felipe ainda tenho edemas, a minha cirurgia faz 53 dias e o edema se acentua mais no lado esquerdo do rosto. estou tomando uma medicaçao de arnica e vitaminas do complexo B. Com isso, ainda nao vi melhoras! Ah, venho fazendo as compressas de água quente, mas parecem ter efeito safona, depois volta o inchaço novamente. O que fazer?

    ResponderExcluir
  15. Boa noite, fiz a cirurgia no dia 13 de Janeiro. Mas, até hoje meu rosto está inchado, não sei mas o que fazer. Alguém sabe informar quanto tempo leva para que volte ao normal? Já fiz massagens, muita água quente quase queimando e nada, reduziu muito, mas não totalmente.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite, fiz a cirurgia no dia 13 de Janeiro. Mas, até hoje meu rosto está inchado, não sei mas o que fazer. Alguém sabe informar quanto tempo leva para que volte ao normal? Já fiz massagens, muita água quente quase queimando e nada, reduziu muito, mas não totalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, você não precisa queimar seu rosto. Isso, além de não adiantar, pode acarretar em outros problemas. Você só tá no comecinho. Ainda tem uns 11 meses pro seu rosto desinchar completamente.

      Excluir
    2. Boa noite.

      Fiz a ortognatica em 2007,o meu pós operatório foi por longo, ajudou muito na época as sessões de fisioterapia para diminuir o inchaço e voltar a fala normal, todo esse processo é demorado pois pede muita dedicação nos exercícios
      Mas a única certeza é que vai passar, tenha paciência e Boa sorte na recuperação.

      Excluir
  17. Fiz a cirurgia na quinta feira hj e 24/04/17. Estou em casa e é muito estranho a sensibilidade no rosto já coloquei gelo que minha cara já tá parecendo um picolé. Amanhã vou começar a fazer com bolsa térmica é ver se melhora..E muito aguniante o tempo parece que não passa... Pra dormi n vem sono...Agora e aguarda e torcer que TD de certo nessa etapa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu não sei o tempo certo que pode começar com a bolsa morna, mas espere pelo menos de uma semana ou 10 dias após a cirurgia. Na dúvida, pergunte ao seu cirurgião.

      Excluir
  18. Boa tarde quanto tempo demora para desinchar e pra voltar a vida normal falo esforço fisico? Estou com 13 dias que fiz a cirurgia, e o meu cirurgião não falou nada de bolsa morna só gelada abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katia, o objetivo da bolsa gelada é reter (reter, e não diminuir) um pouco o inchaço. Isso só ocorre nos primeiros dias após a cirurgia por causa do edema. Seria prudente você procurar seu cirurgião pra saber dos próximos passos. Ele deve ter pedido pra você usar pra conter o edema, que não significa que tenha que continuar usando até agora, pq o gelo já deve ter cumprido o seu papel. Agora seu objetivo é diminuir o inchaço, então o indicado é bolsa morna. Mas para qualquer coisa que for fazer, questione o seu cirurgião antes. O inchaço pode levar de 6 a 12 meses para diminuir.

      Excluir
  19. Estou no 16 dia de cirurgia. A minha foi completa, mexeu em tudo. Obrigada pelas informações. Eu estou tomando muito líquido para ajudar no inchaço e fazendo acupuntura para aliviar o stress e a dor. Aliás ela ajuda muito no inchaço também. Pelo que li, tenho longos meses pela frente, logo eu que dou aulas online 😭😭😭😭. Tudo passa e estou otimista porque ja vejo os resultados. Muito bom seu blog, obrigada pelas informações 😘😘😘😘

    ResponderExcluir
  20. Estou no 16 dia de cirurgia. A minha foi completa, mexeu em tudo. Obrigada pelas informações. Eu estou tomando muito líquido para ajudar no inchaço e fazendo acupuntura para aliviar o stress e a dor. Aliás ela ajuda muito no inchaço também. Pelo que li, tenho longos meses pela frente, logo eu que dou aulas online 😭😭😭😭. Tudo passa e estou otimista porque ja vejo os resultados. Muito bom seu blog, obrigada pelas informações 😘😘😘😘

    ResponderExcluir
  21. Estou com 7 dias de ortognática. Rosto inchado? Isso é para os fracos.rsrs 🤣🤣😂 brincadeira gente, o meu rosto até parece um balão, prestes a explodir😭🙈 já não coloco mais gelo pois sei que não vai resolver. E tbm não arrisco colocar morno. Sei que é mto perigoso frio quente prefiro esperar um dia vai voltar ao normal. Grande abraço a todos que fez, ou estã aguardando pra fazer Ortognática.

    ResponderExcluir
  22. Fiz a ortognatica duas vezes.. e estou no 4 dia da segunda cirurgia, complicado esse inchaço

    ResponderExcluir
  23. Me ajudem, fiz um enxerto gengival e estou com muito medo, meu rosto inchou e não voltou aonormala, assistente do médico disse que fizesse a compressa de água morna,mas estou com medo, ele passou nimesulida, só tem um lado inchado e na parte do queixo e boca. Estou de férias e volto a trabalhar, e estou com medo de não voltar ao normal.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde...
    Fiz uma cirurgia ortognastica já tem quase 3 anos um lado do meu rosto parece q fica meio dormente e inchado parece uma bola aparentemente ñ doi mais se encosta com um pouco mais de força doi e as pessoas me pergunta se estou com o dente inchado ou se estou com uma bala na boca... Tem dias que fica normal.. O que será isso???

    ResponderExcluir
  25. Ola boa noite fiz a cirurgia dia 10 de fevereiro e ainda nao consegui abrir a minha boca to preocupado con isso

    ResponderExcluir