segunda-feira, 8 de março de 2010

O dilema chamado Plano de Saúde

Estou a 3 dias da cirurgia ortognática e o meu plano de saúde ainda não autorizou minha internação. Você deve estar pensando que o correto é o plano de saúde autorizar e só depois eu marcar...e acredite, foi o que fiz!

Acontece que eles resolveram dar pra trás e implicar com o material cirúrgico que o bucomaxilo propôs. A verdade é que eles querem me empurrar um material mais barato e pediram cotação de outras marcas. Meu médico teve que enviar um documento explicando que o meu caso exige o material que ele solicitou. Afinal, ele quer o melhor para seus pacientes. E se eu entrasse com pedido de cotação de outras marcas, ia ser mais 1 mês de espera, imagina? A minha ansiedade não permite isso.

Como eles não podem obrigar um pedido absurdo desses, estou eu aqui aflita...na espera. Agora é um problema entre o plano e o hospital. Mas tudo me diz que eles vão autorizar até quinta. Meu santo é forte!

Ganhei uns ganchos hoje na boca, onde vão uns elásticos que vou precisar usar pós-cirurgia. Agora definitivamente não tenho mais vida social. Como eu forço meus lábios pra manter eles fechados, então me cansa falar, comer, blá-blá-blá e esses ganchos me machucam. Affe...não aguento mais e o tempo está se arrastando.

45 comentários:

  1. Meu plano implicou com o material também. Depois de muito (e bota muito nisso) tempo vou realizar a minha no dia 11/09. Embora o problema seja diverso (classe 3), lerei o blog inteiro.

    Não creio que negar o material seja a melhor solução. O paciente fica angustiado. Eles que tomem as medidas judiciais que entenderem cabíveis se acharaem que há irregularidades. Mas não autorizar? Isso já é demais.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Beliza

    EU adorei o seu blog! Es uma das pessoas que mais descreveu tudo em detalhes!! sei disto, pois estou no meu 10o dia de P.O
    E estou sentindo praticamente as mesmas coisas... mas o meu caso foi diferente.. eu tinha maxila insuficiente e desvio de linha media, o que deixava com o sorriso levemente torto e dependo do angulo parecia que o queixo era maior do que deveria... tive que operar em cima e em baixo... nao vejo a hora de passar 2 meses!! essa fase de alimentacao é terrivel!!

    Algumas coisas nao vi nos blogs... sobre assadura intra bucal.. eu sinto ardencia ate com os alimentos, como se a mucosa estivesse queimada.. por isso tenho usado malvatricin.. tambem percebi olheiras mais profundas e muita secrecao com coagulos de sangue saindo pela rinofaringe (por tras da boca).. entao tenho usado soro fisiologico 4x ao dia conforme recomendacao medica...

    Tambem vi que o tempo de permanencia com o aparelho fixo é variavel para cada caso, espero tirar logo!!! vou ficar mais 20 dias em casa e depois devo voltar ao trabalho...

    Espero que o meu relato ajude algumas pessoas tambem, pois nao tive vontade de fazer um blog... por isso parabens!!

    bjos! Tati

    ResponderExcluir
  3. Oi Tati, agradeço o elogio!!! Muito dificil esse pós? rsrs. Mas então, esses sintomas que vc sentiu de ardência na mucosa, olheiras e secreção por trás da boca eu não senti, por isso nem coloquei aqui. Nem td mundo sente todos os sintomas senão seria sofrimento demaaaais! kkkk. Mas é sempre bom contribuição de informações e experiências, pois deixam o blog mais completo e mesmo pq outras pessoas podem se identificar com o seu caso. Cada caso
    é um caso e para cada caso um sintoma diferente.

    Abçs e uma ótima recuperação. Depois volta aqui pra me contar como está!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Beliza!
    Voltei! Hoje é o meu 17o dia e nao aguento maisss hehehe, minha barriga ronca logo apos uma hora que me alimentei com algo liquido..
    Meu medico disse que devo ficar com os elasticos na boca por 2 meses ainda.. e isso desanima..
    ele disse que posso tirar os elasticos para falar, entao fiz isso ontem e falei tudo chiado, meio esquisito..
    Minha boca fica levemente torta quando faco biquinho de beijo e ja estou comecando a sentir meu labio superior. O ceu da boca e lingua esta ok!
    Ja consigo sugar e fazer bochecho hehehe
    Mas tenho medo de nao desinchar mais...
    Vc notou que desinchou mesmo nas bochechas, nariz e labio superior apos quanto tempo?
    Bjao e obrigada pela forca! Tati

    ResponderExcluir
  5. Os lábios são os primeiros a desinchar..com menos de 30 dias já estava ok. Mas as bochechas demoram uns 3 ou 4 meses pra desinchar. O inchaço residual perto de completar 1 ano.

    ResponderExcluir
  6. Nossa!! demora mesmo!!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia querida ..gostaria de saber se a amil dental cobre as dispesas hospitalares?? ou seria melhor fazer um plano da unimed?? por favor preciso de ajuda, preciso fazer essa cirurgia e gostaria de saber qual plano seria melhor eu fazer .. se poder me add no msn: gustavinho_6321@hotmail.com eu agradeçeria ... um grande abraçooo.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Você conseguiu fazer a cirurgia pela amil dental? Pois vou fazer.. ou você precisou mudar de plano?

      Excluir
    2. Bárbara, plano dental não cobre despesas hospitalares e material. Plano dental é somente para tratamentos odontológicos ou ortodônticos. Você precisa buscar um plano de saúde. Na época eu tinha o Unibanco AIG que era ótimo, porém não existe mais. Hoje tenho o Sulamérica. Nunca usei para cirurgia, mas tô gostando bastante. Só que existe carência de 10 meses aproximadamente para cirurgias.

      Excluir
  8. Oi florrr...
    Quanto tempo vc passou com esses ganchos após a cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica! Fiquei com esses ganchos do dia 08 março (a cirurgia foi no dia 11/03/10) e tirei uns 40 ou 45 dias depois da cirurgia.

      Excluir
  9. OLA!; aqui é o Marcelo. oi Beliza. SEU blog é show. queria saber qual plano de saúde? cobre pra essa tão sonha cirurgia. e também em relação ao plano quanto tempo leva para começar o procedimento. sou de nova Iguaçu rj me ajude to em duvidas aguardo resposta valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo, na época eu fiz pelo Unibanco AIG, mas a cobertura depende se o cirurgião tem convênio com o plano. O meu cirurgião não tinha, então o plano só cobriu hospital e material. O restante foi por minha conta. Mas fui reembolsada de parte do valor.

      Excluir
    2. Vc pagou por fora os médicos,qual o valor?

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Desculpe, mas fiquei curioso. Também terei que pagar a parte do cirurgião dentista, mas ele não me passou o valor. Pode me falar quanto vc pagou, para que eu já fique preparado?

    Grato

    ResponderExcluir
  12. Vou começar esse mes o tratamento ortodontico para a cirurgia, mas já estou muito ansiosa tambem. Tenho medo de dar tudo errado, de meu plano não autorizar e tal. Queria saber quanto tempo antes da cirurgia devo começar e ver essas coisas, para não chegar no dia da cirurgia e não ter nada resolvido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela. Não tem como chegar no dia da cirurgia e não ter nada resolvido. Você marca uma data mas não necessariamente vai fazer na data que marcou. Só vai fazer depois dos trâmites com plano e autorização. O próprio cirurgião te auxilia nesse processo.

      Dá uma lida nesse post. Acho que vai te ajudar.
      http://ortognaticabel.blogspot.com.br/2014/05/cobertura-e-reembolso.html

      Sucesso! Vai dar tudo certo.

      Excluir
  13. Ola irei realizar talvez nem sei depende do meu convênio cirurgia ortognatica bimaxilar mas mento e estou confusa meu convênio e amil 130 blue nacional já perguntei para meu buco e ele afirmou que atende , mas eu liguei no meu plano e eles não encontram o nome do médico credenciado por eles o que eu faço um afirma que atende e o convênio diz que não obrigada

    ResponderExcluir
  14. Dúvida se cobre honorarios pois não tenho condições de pagar !!!!!

    ResponderExcluir
  15. O plano Bradesco Saúde cobre tudo, porém demora muito também. Toda semana é uma enrolação diferente. Já entrei com reclamação na ANS e no Reclame Aqui. Estou há dois meses aguardando. Não dá para se programar, tem que ficar esperando a boa vontade deles. Super estressante! Fazem de tudo para colocar empecilho, mas tem que cobrir todos os custos. No meu caso, eu vou operar com um médico do plano, em um hospital atendido pelo plano. Quem fizer particular tem que pagar os honorários e o plano só cobre a internação.

    ResponderExcluir
  16. O plano Bradesco Saúde cobre tudo, porém demora muito também. Toda semana é uma enrolação diferente. Já entrei com reclamação na ANS e no Reclame Aqui. Estou há dois meses aguardando. Não dá para se programar, tem que ficar esperando a boa vontade deles. Super estressante! Fazem de tudo para colocar empecilho, mas tem que cobrir todos os custos. No meu caso, eu vou operar com um médico do plano, em um hospital atendido pelo plano. Quem fizer particular tem que pagar os honorários e o plano só cobre a internação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual plano do Bradesco vc tem? Tenho o preferencial plus e não sei se cobre...

      Excluir
  17. Oiii estou me programando pra fazer a cirurgia ortognatica tenho convênio Intermédica max 300 queria saber se ele cobre tudo sendo atendido pela rede propria pq fiz uma consulta com credenciada mas cobre 95% q seria internação e material a outra parte ficaria em torno de 5 mil mas nem dá pra pagar isso muito além pra quem tem um filha sozinha né. E se eu pagar o convênio me reembolsa depois pelo meu gasto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure seu corretor do seguro saúde ou seu médico para exclarecer a questão, pois todos os planos tem q cobrir essa cirurgia, pois é corretiva. Na dúvida, busque uma segunda opinião com outro médico. O primeiro médico q consultei disse q eu teria q pagar uma parte, mesmo tendo convênio. O segundo, que atende pelo meu plano foi o q me operou esta semana. Não tive q pagar nada.

      Excluir
    2. Olá!!!
      Qual o seu plano de saúde!!
      Pois vou fazer a cirurgia e estou em busca de um plano.
      Obrigada

      Excluir
  18. Boa noite estou com muitas dúvidas meu plano e da amil blue 1 e não consigo achar informações se cobre tudo eu tenho q realizar a cirurgia de prótese total da mandíbula pois um lado já sofreu degeneração alguém sabe se cobre tudo

    ResponderExcluir
  19. Olá, nesse caso você teria que entrar em contato com seu plano e se informar, mas é quase certo que eles cobrem, pois você está correndo o risco de perder todos os dentes da boca!

    ResponderExcluir
  20. HELP ME!
    Meu caso é classe 3, pretendo até o final desse mês entrar para o convênio do meu marido, é o convenio Bradesco Saúde, e queria fazer essa cirurgia, minha dentista me disse que preciso.. Uso aparelho à 5 meses, mas a minha maior dúvida é se consigo fazer essa cirurgia através do plano do meu marido????

    ResponderExcluir
  21. GENTE, QUAL O PLANO QUE COBRE ESSA CIRUGIA???

    Alguns falam o NOME, mas tem q falar o VALOR Q PAGA MENSAL, e a CARÊNCIA !!!

    ResponderExcluir
  22. Minha dentista falou comigo hoje.. E disse QUE QUALQUER PLANO COBRE ESSA CIRURGIA, q não existi isso de só alguns, eu vi em um post, que se seu convênio não cobrir você pode entrar com processo POIS TODOS OS PLANOS DEVEM COBRIR!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc sabe dizer qual tempo de carência?

      Excluir
    2. vc sabe dizer qual tempo de carência?

      Excluir
    3. O meu buco falou a mesma coisa, como não é uma cirurgia apenas estético o plano tem que cobrir tudo e reembolsar o seu buco, caso opte por um buco que não seja do seu convênio, eu estou me preparando para fazer a cirurgia em 2018, já me informei com o plano e o que eles me passaram é que eu tenho que encaminhar o material e o dia da internação, a único problema é que o plano que decidi qual o hospital e você opta pelo anestesista do plano ou um particular que o seu buco trabalha, esse sim você contrata por fora. Quem tem plano tem que brigar pelo seus direitos e quem não tem e precisa fazer, sugiro que contrate um plano de saúde que ficará muito mais em conta.
      O SUS também faz, mas não preciso mencionar que talvez você espere por uma vida e não consiga.
      Depois que eu fizer a cirurgia volto para repassar todos os transmite com o plano de saúde...

      Excluir
    4. Camila, na verdade o plano só cobre hospital e internação, ok? O cirurgião você paga e depois o plano te reembolsa. E o hospital você escolhe, mas pode acontecer do plano sugerir outro. Eu bati o pé e fiz no que eu queria. Eles sempre vão tentar outro mais barato. É procedimento padrão deles de redução de custo.

      Excluir
  23. Boa tarde a todos, meu nome é Alvaro, Sou um prognata (classe III) Meu plano de saúde é o bradesco top nacional, no meu caso o plano cobre tudo , so que eles sempre tentam te empurrar um bucomaxilo deles e o hospital que eles escolhem,estou ha poucos dias da cirurgia, em eles marcaram uma segunda avaliação com o medico e o hospital deles ( Hospital Israelita Albert Einstein) no morumbi, so que o meu bucomaxilo vai fazer
    em outro hospital como ja é de seu costume, acredito que o motivo dessa descordância seja o material requisitado pelo o meu bucomaxilo,mais vai dar tudo certo é mais para gerar "burrocracia"

    ResponderExcluir
  24. Olá... Bom dia! Estou com uma dúvida.
    Meu buco indicou a unimed, disse q é o menos ruim para se fazer a ortognática no meu estado, porém ele disse que não consegue me operar antes de 2 anos, pois o plano alega ser doença pré existente. Meu orto disse que em menos de 1 ano estou pronta p a cirurgia. Alguns colegas me disseram que a carência da unimed p esse tipo de cirurgia é de 6 meses e que eles não podem negar o procedimento. O que fazer?

    ResponderExcluir
  25. Olá... Bom dia! Estou com uma dúvida.
    Meu buco indicou a unimed, disse q é o menos ruim para se fazer a ortognática no meu estado, porém ele disse que não consegue me operar antes de 2 anos, pois o plano alega ser doença pré existente. Meu orto disse que em menos de 1 ano estou pronta p a cirurgia. Alguns colegas me disseram que a carência da unimed p esse tipo de cirurgia é de 6 meses e que eles não podem negar o procedimento. O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Polyana, brigue com o seu plano, deixe tudo documentado... Peça ajuda do seus dentistas para poder fazer a sua cirurgia, laudo médico etc. E tente também uma segunda opinião com outro buco que atenda o seu plano ou que trabalhe com reembolso.

      Excluir
    2. Os planos em geral têm um prazo menor pra cirurgias de doenças que você possa vir a ter dps de contratá-lo. No entanto, pra pre-existentes, a carência é de dois anos (pra todos os planos) e isso está no contrato. Pode até ser que liberem, mas a obrigatoriedade não existe e você pode acabar fazendo os exames pre-operatórios duas vezes - que foi o meu caso, por tentar a aprovação da cirurgia antes do cumprimento da carência.

      Excluir
  26. Boa noite, tenho q fazer a cirurgia ortognatica,e como faço é plano de saúde q tenho q fazer e qual cobre tudo, pois não tenho condição para paga.
    Preciso um plano q cobre tudo, e é plano odontológico ou de saúde???? Me ajudem por favor .
    Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, plano de saúde, pois apesar de ser operado por um buco, é pelo plano de saúde, pois hoje não é mais visto como um problema estético e sim um problema da parte óssea da face. Você pode procurar sua ondonto e pedir para te indicar pelo menos dois buco e já veja qual os planos que eles aceitam, assim você já faz o plano que o buco atende, mas têm planos e planos e cada plano tem uma carência, mas faça o plano de saúde, porque o particular a cirurgia varia de R$ 30.000,00 a R$ 40.000,00.

      Excluir
  27. Olá , irei fazer essa cirurgia inicio do ano que vem
    minha dentista que esta tratando da parte ortodontica disse que e bem possivel de meu plano nao aceitar para esta cirurgia , meu plano e intermedica smart 300, eles pedem autorização para esse tipo de procedimento. Ela me indicou um plano de saude amil 400. A minha duvida e que sera que ela me indicou esse plano porque o cirurgiao atende com esse plano e nao atende com o meu , de repente ela me indicou esse plano para eu nao precisa pagar os honorarios do cirurgiao. alguem que tenha feito essa cirurgia pode me tirar essa duvida por favor ? desde ja obrigada.

    ResponderExcluir
  28. Eu liguei para a ANS ontem e eles disseram que só se estiver no rol do plano,o plano não é obrigado a conceder a cirurgia ortognatica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu disse é que o plano não é obrigado a cobrir os gastos com cirurgiões. Mas a internação no hospital e materiais, sim.

      Excluir