quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Tratamentos para recuperação da sensibilidade

Nas cirurgias de avanço de mandíbula (classe II) é bem comum acontecer dormência na gengiva, lábios e queixo. Ela pode ser temporária, com a sensibilidade voltando em alguns meses ou, em casos mais raros, a permanente. O Dr. Jonathas Claus explica no seu blog que isto acontece devido ao nervo mandibular que corre dentro do osso da mandíbula. Quando é realizada a osteotomia sagital (para os casos de avanço) a separação é feita próxima do trajeto do nervo. Nessa manipulação que ocorre a perda temporária da sensibilidade (neuropraxia).

Pra quem está nos primeiros meses de cirurgia só resta ir no fonoaudiólogo especializado em motricidade oral para acelerar o retorno dessa sensibilidade e mais o quê? Paciência! Olha ela de novo aqui blog (risos)

Nos casos mais graves, onde há diminuição permanente da sensibilidade existem duas possibilidades de tratamento ditos eficazes: o laser e a acupuntura. Surpresa para você que achava que eles só estavam voltados para estética. Eu não domino o assunto sobre esses dois tipos de tratamento e também não conheço lugares para indicar. Então quem puder colaborar aqui nos comentários relatando sua experiência ou contando um pouco do que sabe seria bem legal pra quem visita o blog. 

LASER


Eu cheguei a fazer umas duas visitas ao HUPE (Hospital Universitário Pedro Ernesto) para fazer esse tipo de tratamento que na época era novo e ainda estava sob teste. Não fui mais vezes porque no serviço público o tempo de espera do atendimento é muito demorado. Na época estava sem tempo e não dei continuidade. Não posso dizer que houve melhoras pela quantidade de visitas que fiz.


ACUPUNTURA


Procurei uma clínica no mesmo prédio onde trabalhava para testar a acupuntura. Até peguei um pedido de indicação com meu endocrinologista (existe uma lista de médicos que eles aceitam indicação). O legal que a clínica aceitava plano de saúde. Mas não cheguei a fazer pois a especialista que queria só atendia mais pro fim do dia e pra sair da Barra da Tijuca tarde, só quem mora no Rio de Janeiro entende como é difícil.

Pra quem se interessar: 
Ortofisio da Barra | Convênios e Particulares | Av. das Américas 8445, sala 809/810, Barra Tower Offices | Tel: 2439-2465 e 2429-5146.

Então está aí a dica! E quem quiser contar sobre a eficiência de qualquer um desses dois tratamentos fiquem à vontade pra comentar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário