segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Na hora de escolher o cirurgião e o ortodontista...

Olá! Voltei com mais novidades. Estou adorando a colaboração do pessoal. Obrigada gente! Vocês só tem ajudado a tornar o blog mais informativo. Como já se passaram dois anos e meio, não tenho mais notícias sobre minha recuperação. Mas o importante é não deixar o assunto morrer! A única seqüela que a cirurgia me deixou (quem me acompanha sabe) é a sensibilidade que não voltou no lado esquerdo do lábio inferior! Dr. Thiago pediu pra eu continuar exercitando a musculatura da boca. Confesso que há muito tempo parei, mas agora estou voltando. Vamos ver se vai ter progresso.

Bom! A novidade está nesse blog que me recomendaram elaborado pelo Dr Jonathas Claus. O link também está na lista de blogs na coluna do lado direito. É um espaço reservado para os pacientes tirarem suas dúvidas sobre a cirurgia ortognática com um especialista no assunto, ou tirar a dúvida por meio dos questionamentos de outros pacientes. É importante antes de fazer a pergunta dar uma lida nos assuntos de interesse e ver se ela já foi respondida anteriormente, né pessoal...a não ser que queira saber algo muito específico. O ideal também é procurar o seu cirurgião para tirar dúvidas mais técnicas. Ninguém melhor do que ele para respondê-las. E ninguém melhor do que nós pacientes para sanar curiosidades do dia-a-dia da recuperação, pois só quem passou pelo processo sabe responder mais concretamente.

Olhando as respostas dos especialistas, gostaria de ressaltar alguns pontos de MUITA IMPORTÂNCIA que as pessoas me perguntam com frequência! Na hora de escolher os profissionais fiquem atentos a essas dicas que estão no blog do Dr. Jonathas Claus:

1ª dica: Ao definir quem será o seu ortodontista, dê preferência para especialistas que tenham experiência em casos cirúrgicos. Podem ter indicado para você um bom ortodontista, mas se não tem experiência com casos de cirurgia, por favor, #NOT! Eu sou do Rio de Janeiro, se precisarem eu tenho uma indicação excelente! Inclusive o meu orto, acompanhou minha cirurgia de pertinho! Grande Vinicius Schau! Interessados? Mande um e-mail.

2ª dica: Certifique-se que seu cirurgião é um especialista. Dê preferências para profissionais membros do Colégio Brasileiro de Cirurgia Bucomaxilofacial. É legal se certificar também se eles estão sempre engajados com atividades acadêmicas, de pesquisa, palestras...enfim tudo que ajude para um bom desenvolvimento profissional.

3ª dica: Por favor! Não fiquem de pombo-correio entre o Cirurgião e o Ortodontista. É importante que eles façam contato entre si para que seja alcançado o melhor resultado possível. Eles PRECISAM, DEVEM se comunicar entre si.

Isso na foto, não sei se dá pra notar, é um aparelho de contenção que uso até hoje para os meus dentes permanecerem na posição correta. Logo depois que tirei o aparelho fixo usava ele todos os dias, só tirava pra comer. Depois de um tempo continuei usando todos os dias, mas apenas para dormir. E agora só uso pra dormir às vezes...hehehe. Ele pode servir também como moldeira para clareamento dentário. Muito moderno né! Quando usei aparelho pela primeira vez era aquela coisa feia que deixava sua voz estranha. Esse é ótimo. Quase imperceptível e não atrapalha pra falar.

Espero ter ajudado vocês mais uma vez! Valeu...

8 comentários:

  1. Olá me chamo Gardel, sou de Salvador e devo fazer a Ortognática nos próximos meses. Adorei o seu resultado, todo resultado depois que se muda aquilo que incomoda é incrível! A minha é de retrognátismo, tenho 1.85 e minha acrada dentária é de uma criança de 13 anos, tanto a parte superior quanto a inferior não desenvolveu. O resultado que eu mais busco é o que eu vejo em suas fotos, que é a auto-estima, dar para perceber em suas fotos o tanto que isso melhorou sua auto-confiança e auto-estima, eu busco acima de tudo isso! Parabéns pelo resultado, saber que isso não incomoda mais deve ser muito bom! Um abraço! Vejo que você atualiza seu Blog sempre, quando eu tiver o resultado daminha, mandarei para você postar em seu Blog. Té mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gardel, obrigada pela visita! Essa cirurgia melhora mesmo não só nossa qualidade de vida, como nossa auto-confiança como disse! Eu continuo atualizando sim graças a ajuda das pessoas que dão dicas ou quando pedem pra postar as fotos ou quando enviam um e-mail ou deixam um comentário que me faz ter idéia de falar sobre um determinado assunto. Vou ficar aguardando a sua então! Boa sorte aí nos preparativos para a cirurgia e acima de tudo paciência! hehehe. Um abraço, Beliza.

      Excluir
  2. Olá... a um tempo atras já te fiz essa pergunta e vou repetir...
    fiz 1 ano de cirurgia agora dia 29 de julho, ou seja já vai pra 1 ano e 1 mes praticamente. (Classe 2).
    Tenho a sensação que meu queixo ficou grande, inchado... a minha abertura de boca ainda esta ruim, não chego a ter tres dedos, da três bem apertado e a boca abre um pouquinho torta quando forço a abertura...
    Queria muito ver fotos de seu perfil hoje...
    As vezes sinto meu queixo ainda meio preso, isso é normal???
    Estou morando agora na Alemanha, então não tem como meu médico me acompanhar mais...
    aguardo anciosa seu retorno
    beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Bom, não sou especialista pra dizer, mas acredito que depois de 1 ano você ainda não ter três dedos de abertura não está bom. Abrir a boca um pouco torta também não era pra estar acontecendo. Isso acontecia comigo, mas bem no comecinho da minha recuperação. A medida que o rosto foi desinchando e também com a ajuda dos elásticos e do aparelho, a posição da maxila e mandíbula foi se alinhando. Vou colocar uma foto de perfil mais recente aqui no blog pra você, podeixar! Você não tem como ligar pro seu cirurgião via skype? Acho que só ele mesmo pra te ajudar. Mas vai treinando a abertura de boca sozinha. Nossa articulação da boca é igual nas outras partes do corpo. Se a gente não se alongar não ficamos toda dura, inflexível, atrofiada? É a mesma coisa com a nossa ATM. Faz isso, depois me fala se vai ter alguma melhora!

      Excluir
  3. Adorei seu blog. Obrigado pela dica do blog do Dr Jonathas Claus www.acirurgiaortognatica.blogspot.com
    Muito bom mesmo, tirei todas as minhas dúvidas lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao entendi cuado voce falou asim.mais pelo simples fato de ter perdido parte da sensibilidade. Me responda por favor vou fazer a cirurgia da qui uns meses e fiquei com medo.

      Excluir
  4. Se me responder muito obrigada

    ResponderExcluir