domingo, 22 de setembro de 2013

Vídeo explicativo sobre Ortognática

O Dr. Paulo José Medeiros - cirurgião-dentista, chefe de serviço da Hupe e professor da faculdade de Odontologia da UERJ - foi o entrevistado pelo canal de saúde FIOCRUZ, postado no site dia 11/09/2013.

O vídeo é ótimo, super explicativo! Vale a pena dar uma conferida. Ele disse tudo que sempre quis explicar aqui no blog e que geralmente são os questionamentos dos pacientes que entram em contato comigo.

Só resumindo o vídeo, no começo o doutor comenta sobre as deformidades dentofaciais: o prognatismo e o retrognatismo. Também relata o caso de uma paciente prognata (Classe III) e os problemas de saúde que ela teve ocasionadas por conta dessa deformidade. 

Fala sobre as motivações funcionais e estéticas. Vou frisar um ponto muito importante que o professor esclarece: 
"A motivação mais importante é a do paciente (...). Existe um preço a pagar na questão do pós-operatório, então o paciente tem que estar motivado, ele tem que querer (...). O paciente motivado passa pelo pós-operatório com a maior tranquilidade, exatamente pelo envolvimento dele e por ele ter comprado a ideia de fazer o procedimento.".
E por isso considero, apesar do meu pós ter sido sofrido como todo pós-operatório, que passei por uma recuperação tranquila. Eu quis muito a cirurgia, corri atrás, busquei informações, aceitei as consequências e tinha ciência de que tudo aquilo por qual estava passando era temporário e que demoraria.

Outro ponto em questão e que algumas pessoas reclamam é com relação ao tratamento ortodôntico. O doutor explica que para alinhar os dentes o ortodontista acentua o problema para corrigir a compensação dentária e acaba ocasionando, temporariamente, uma piora estética. O paciente sabendo que ele tem um horizonte positivo, normalmente leva isso na maior tranquilidade. Guardem isso quando iniciarem o tratamento com o dentista. Eu mesma tive a sensação que um pouco antes de passar pela cirurgia o meu sorriso gengival estava bem mais aparente comparado ao início do tratamento ortodôntico. Dá uma olhada na minha foto no dia da cirurgia.

Depois apresenta o serviço do Hupe que é referência em cirurgia ortognática do Rio de Janeiro. Nessa parte da matéria vai aparecer a profissional que foi minha fonoaudióloga, a Dra. Priscila Abreu. Ela mostra o trabalho da fonoaudiologia no processo de recuperação da cirurgia ortognática e sua importância. Vou entrar com mais detalhes dessa especialidade no próximo post.

Posteriormente, comenta a idade ideal para fazer a cirurgia ortognática (que de certa forma não existe). O que acontece é que o crescimento ósseo cessa aos 17 anos. Realizando a cirurgia antes dessa idade, provavelmente o paciente vai precisar passar pela cirurgia novamente, só que dessa vez definitiva. Então, ou o paciente espera ou ele aceita a fazer a cirurgia duas vezes. Tem alguns pais que querem operar quando o paciente ainda é criança. Eu na minha humilde opinião não recomendaria. A criança não entende que o procedimento será benéfico e ela acaba não ajudando no processo de recuperação que é bastante incômodo. Quando o indivíduo chega na adolescência começa a se preocupar com a questão da estética e do convívio social. Se o problema estético provocar uma dificuldade de interação com as pessoas, ele mesmo vai buscar pela cirurgia. E como foi dito anteriormente, a motivação é a melhor forma de aceitar passar pelas dificuldades do pós-operatório. Claro que existem casos em há necessidade de enfrentar essas intervenções desde cedo, segundo o doutor, como é o caso da pessoa que nasce com fissura lábio-palatal, mais conhecido como lábio leporino, que quando chega na adolescência já passou por diversas cirurgias.

O vídeo finaliza com algumas orientações e ganhos que a cirurgia proporciona. O doutor mostra também seu livro sobre Cirurgia Ortognática com conteúdo voltado para os ortodontistas, que inclusive já vi à venda no site Submarino.


Fonte: http://www.canal.fiocruz.br

10 comentários:

  1. Moro no japao e aqui nao tem como fzr o acompanhamento com fonoaudiologia , vc pode me ajudar?desde de antes da cirurgia leio muito seus posts e é oq me tem ajudado muito, antes de mais nada muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em que sentido poderia ajudar? O acompanhamento com a fono é importante e somente o especialista pode ajudar.

      Excluir
    2. Em qual clínica vc fez a cirurgia ?

      Excluir
  2. Se vc puder me dar dicas de exercícios , movimentos q eu possa fzr, desculpa se eu estiver pedindo de mais, mas aqui no japao realmente eles nao fzm esse acompanhamento.
    Como vc disse nas portagens essa cirurgia tem um pós muito sofrido mas acredito q seja para um bem maior tudo oq estou passando , a parte mais difícil já passou q foi os primeiros 20dias,agra é so um pouco de paciência .
    Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa, realmente não posso te ajudar nesse sentido. Acredito que onde existe cirurgia ortognática, deve existir também outros profissionais para complementar o tratamento. Se tiver dificuldade de achar uma fono, procure um fisioterapeuta oral. Os japoneses são ótimos em técnicas milenares, massagens...não é possível que não tenha ninguém aí pra te ajudar! kkkkkk...mas enfim. Desculpa qualquer coisa. Boa sorte.

      Excluir
  3. Por quanto tempo vc fez fono?

    ResponderExcluir
  4. Estou c 73 dias de PO. Vc fez quantas sessões de fisioterapia?

    ResponderExcluir
  5. Eu fui operada pelo Paulo Jose Medeiros e acompanhada pela Pri (Priscila Abreu).
    Fiz minha cirugia ha pouc mais de 1 ano e levei 8meses em fonoauliogia. Tinha 35 anos.
    Ainda tenho o queixo e labio inferior sem sensiblidade fina.
    EStou muito satisfeita com minha cirurgia pq o motivo do procedimento foi apneia do sono - tinha a passagem area inferior estrangulada pela posiscao do maxilar.
    Tenho cortes no maxilar e na maxila.

    ResponderExcluir
  6. Olá, o vídeo não está funcionando, há outro link?
    Fica cicatriz externa (face)?

    ResponderExcluir
  7. Olá, o vídeo não está funcionando, há outro link?
    Fica cicatriz externa (face)?

    ResponderExcluir